Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Eni Rovuma Basin e Standard Bank lançam programa de capacitação para PME

A Eni Rovuma Basin, em nome dos Parceiros da Área 4, promove em parceria com a Incubadora de Negócios do Standard Bank, o primeiro programa de apoio ao empreendedorismo, denominado iCreate. Este programa, que é implementado no âmbito do plano de conteúdo local do projecto Coral Sul FLNG, destina-se a Pequenas e Médias Empresas (PME) que estejam a operar no mercado há mais de dois anos.

O programa iCreate, com a duração de 12 semanas, tem como objectivo o fortalecimento das PME já estabelecidas no mercado e com alto potencial para crescer, de modo a torná-las mais competitivas e sustentáveis a longo prazo.

Trata-se de uma iniciativa que, para além da capacitação, inclui mentoria e apoio em consultoria empresarial ajustada às necessidades das empresas, que serão, também, expostas a oportunidades de mercado e de financiamento. O programa oferece, ainda, acesso a uma variedade de serviços de suporte de negócios, assim como a conteúdos de parceiros e especialistas de diversos sectores de actividade.

Durante a capacitação, serão abordados diversos temas importantes para a sustentabilidade e crescimento das Pequenas e Médias Empresas, dos quais se destacam “Oportunidades para PMEs”, “Gestão em Tempo de Crise”, “Marketing Digital”, “Negócios à Prova do Futuro”, “Evolução do Modelo de Negócios”, “Finanças para não Financeiros”, “Soluções de Importação e Exportação’’, “Riscos e Seguros” e “Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho”.

Intervindo na cerimónia de abertura, o administrador delegado do Standard Bank, William Le Roux, explicou que o banco se associou a esta iniciativa por acreditar que as Pequenas e Médias Empresas, a par do empreendedorismo, desempenham um papel fundamental no fomento do crescimento económico real em todo o continente africano, mais especificamente em Moçambique.

Ao apoiar o iCreate, em parceria com a Eni Rovuma Basin, o Standard Bank espera contribuir para a criação de empresas moçambicanas sustentáveis a longo prazo, e que estas, por sua vez, possam proporcionar mais oportunidades de emprego para os moçambicanos.

Por isso, “estamos empenhados em promover o empreendedorismo e, mais especificamente, os objectivos de conteúdo local através das várias iniciativas que apoiamos por via da nossa Incubadora e como organização em geral. O nosso objectivo é apoiar e permitir que cada uma das empresas participantes possa reforçar a sua capacidade e competitividade como PME neste país e não só”.

Por seu turno, o director-geral da Eni Rovuma Basin, Giorgio Vicini, realçou que o iCreate visa enriquecer os conhecimentos e habilidades do empresariado local, em particular as PME. “Serão 12 semanas inteiramente dedicadas à partilha de informação e conhecimento através de workshops e masterclasses ministrados por pessoas especializadas”.

Na ocasião, o administrador para o Pelouro de Desenvolvimento Institucional e Empresarial no Instituto Nacional de Petróleo (INP), Milissão Bernardo Milissão, considerou que iniciativas como o iCreate reforçam a capacidade das PME, melhorando, dessa forma, a sua competitividade no mercado, em particular na indústria de petróleo e gás.

Para Milissão Bernardo Milissão, há necessidade de dinamizar as actividades de promoção da participação das empresas e da força de trabalho nacionais neste segmento de indústria, daí a relevância do iCreate pois “vai contribuir para que as PME acedam às oportunidades de negócio geradas pelas multinacionais, e estabeleçam ligações comerciais entre elas”.

“Incentivamos e promovemos a participação de empresas moçambicanas nas actividades da indústria de petróleo e gás no País, quer seja através da prestação e fornecimento de bens e serviços, quer seja da participação da força de trabalho nacional nos referidos projectos para, desta forma, garantir a maximização dos benefícios gerais na indústria de petróleo em Moçambique”, disse o administrador do INP, entidade reguladora do sector de hidrocarbonetos em Moçambique.

Para a primeira edição do iCreate, foram seleccionadas 25 PME, de um total de 121 empresas que participaram nos programas de imersão empresarial #Ideate Bootcamp organizados, também, pela Incubadora de Negócios e pela Eni Rovuma Basin, ao longo dos anos 2019 e 2020.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Informação

This entry was posted on 7 de Outubro de 2021 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.122 outros seguidores

Arquivos

%d bloggers like this: