Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

UniLúrio e Eni firmam parceria para o Desenvolvimento Comunitário e a Protecção da Biodiversidade em Cabo De lgado

A Eni, através de sua subsidiária Eni Rovuma Basin (ERB), e a Universidade Lúrio assinaram, no passado dia 14 de Março, um Memorando de Entendimento para o Desenvolvimento Comunitário e a Protecção da Biodiversidade na Cidade de Pemba e na Ilha de Vamizi, na Província de Cabo Delgado.

O acordo foi assinado pelo Director Geral da ERB em Moçambique, Filippo Maioli, e o Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, aquando da realização de um Workshop sobre Conteúdo Local e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do Projecto Coral Sul realizado, na Cidade de Pemba.

A parceria, prevê a implementação de um projecto-piloto que consiste na criação de um viveiro de corais no Santuário Marinho da Ilha de Vamizi, em parceria com as Comunidades Costeiras, através da implementação do projecto Coral Sul .

Importa realçar que a Ilha de Vamizi é rodeada por recifes de corais que constituem importantes ambientes marinhos e possuem uma rica biodiversidade, sendo fundamentais tanto ecológica como economicamente.

Na última década, o CCP (Conselho Comunitário de Pesca) da Ilha de Vamizi tem mantido o Santuário Marinho em 50% das águas da ilha para preservar os estoques de peixes e promover a segurança alimentar para o futuro.

Com essa parceria, será possível empregar as comunidades costeiras durante a fase de criação e monitoria do viveiro, bem como estudantes finalistas da Faculdade de Ciências Naturais da Unilurio na Cidade de Pemba.

O Magnifico Reitor da Universidade Lúrio começou por informar “que esta parceria não só traz resposta para Cabo Delgado, mas sim em todo o país”, realçando que a parceria “é um reconhecimento da Eni e de outros grupos que nos últimos tempos têm tomado a iniciativa de se aproximar a Universidade”.

A Eni está presente em Moçambique desde 2006, após a aquisição do Contrato para a Área 4, na Bacia do Rovuma Offshore, no norte do País, onde estima-se que a quantidade total de gás exceda os 85 TCF. O Projecto Coral Sul inclui a construção de uma fábrica flutuante (FLNG), para o tratamento, liquefação, armazenamento, e descarregamento de GNL. A fábrica terá uma capacidade de liquefação de aproximadamente 3,4 milhões de toneladas por ano. A sua construção começou em Junho de 2017 e espera-se que a produção inicie em 2022.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 22 de Março de 2019 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.158 outros subscritores

Arquivos