Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Foi premiada a vencedora da Seedstars Maputo – Standard Bank

Foi premiada na sexta-feira, 15 de Julho, a startup vencedora do SeedStars Maputo, um evento promovido pelo Standard Bank, em parceria com a empresa moçambicana UX Information Technologies.
Trata-se da BlackBOX TV, uma criação tecnológica que visa a reprodução de conteúdo televisivo através da plataforma digital sem ligação à internet. O evento contou com a participação de um total de 10 startups, tendo a IZYSHOP (supermercado online) e VAMOBI Net (modernização da gestão de pequenos sistemas de abastecimento e distribuição de água) ficado em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Na qualidade de startup vencedora do concurso, a BlackBOX TV irá representar o nosso País no SeedStars World, um evento global que terá lugar na Suíça, no qual estará em jogo um prémio num valor de até 1.5 milhões de dólares norte-americanos.
O SeedStars World tem por objectivo colocar empreendedores de mercados emergentes no centro das atenções, para identificar as melhores startups e oferecer-lhes oportunidades de crescimento através da disponibilização de mentoria, bem como a exposição a investidores de todo o mundo.
Falando momentos após o anúncio da startup vencedora, Claude Champier, criador da BlackBOX TV, não escondeu a sua satisfação e garantiu que está motivado a continuar com o projecto, bem como avançar para as fases subsequentes.
Explicou que “BlackBOX TV é o primeiro sistema de transmissão de vídeo que não precisa de internet ou qualquer antena. Basicamente é o primeiro do mundo com estas características, sendo que será comercializado no nosso País a partir do próximo mês de Setembro”.
Sobre a presença no SeedStars World, referiu que “estou bastante empolgado. Sendo a segunda vez que Moçambique participa neste evento global, espero dar o melhor de mim por forma a trazer o prémio final para casa”.
Discursando no evento na qualidade de principal parceiro da iniciativa, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, assegurou que o banco apoia o SeedStars por ter um grande interesse na criação e sustentabilidade de um ecossistema empresarial no País.
Chuma Nwokocha disse ainda que o “Standard Bank apoia a realização do SeedStars porque quer que os jovens moçambicanos tenham as suas ideias expostas numa plataforma mundial, onde possam ter acesso a apoio diverso”.
“A todas as startups, queremos que saibam que o Standard Bank está comprometido com a causa do empreendedorismo”, assumiu, acrescentando que, “brevemente, este espaço será transformado numa incubadora onde poderão ter acesso a recursos diversos para desenvolverem as vossas ideias e negócios”.
Dirigindo-se directamente à startup vencedora, Chuma Nwokocha apelou para que a mesma tenha o maior aproveitamento da experiência que viverá na Suiça.
O director-geral da UX Information Technologies, Frederico da Silva, afirmou que o principal objectivo do evento foi cumprido, que é o de promover as startups locais, levando-as para uma plataforma internacional, nomeadamente o SeedStars global.
“Nesta edição, a competição esteve extremamente forte comparativamente à do ano passado e é bom ver este ecossistema de startups a evoluir. Creio que o vencedor vai representar muito bem o nosso País, na Suíça”, concluiu.
Importa realçar que esta iniciativa conta igualmente com o apoio de organizações locais e internacionais, tais como a Embaixada da Suíça, Embaixada dos Estados Unidos, o Centro Cultural Americano, Idealabs e a Embaixada da Holanda.

Foto: Chuma Nwokocha, administrador delegado do Standard Bank

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 19 de Julho de 2016 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: