Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Moçambique e Portugal encetam pontes de desenvolvimento

O reforço e criação de "pontes para o desenvolvimento económico" de Moçambique junta esta terça-feira empresários e políticos portugueses e moçambicanos num evento em Cascais, que será encerrado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Portugal é um parceiro fundamental de Moçambique, a que está unido numa forte relação umbilical através da língua, mas também pelo investimento e pela mão-de-obra", disse à Lusa Daniel David, presidente do conselho de administração do Grupo SOICO, organizador da conferência "Moçambique-Portugal — Pontes para o desenvolvimento económico".

"Este fórum pretende criar um debate entre políticos e empresários sobre pontes de desenvolvimento e o papel fundamental de Portugal, no âmbito da diplomacia económica moçambicana. Portugal desempenha um importantíssimo papel de ponte entre Moçambique e a Europa e o Atlântico", disse ainda o empresário moçambicano.
O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano e Luísa Diogo, antiga primeira-ministra de Moçambique juntam-se a figuras portuguesas como o ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, e Nuno Amado, presidente da comissão executiva do BCP, entre outros, num evento que marca o início da segunda edição do MOZEFO (2016-2017), um fórum bianual moçambicano lançado em 2014 pelo Grupo SOICO.
O evento, que decorre durante a manhã na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, culmina com um Jantar de Gala no Centro de Congressos no Estoril, onde o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à homenagem de "três empresas portuguesas que foram resilientes e, apesar da crise que o país atravessa, se mantêm em Moçambique com um investimento importante", indicou ainda o empresário moçambicano.
No jantar será ainda homenageados "dois empresários, que foram para Moçambique quase como empregados e hoje lideram projetos empresariais relevantes", acrescentou Daniel David, que se escusou a revelar os nomes das empresas e empresários homenageados.
O Fórum MOZEFO é uma plataforma alargada de debate apostada – nos termos do seu organizador – no "crescimento económico acelerado, inclusivo e sustentável de Moçambique".
A primeira edição do MOZEFO (2014-2015) contou com a realização de um ciclo preparatório de cinco conferências económicas, que culminou com a realização do fórum "O Futuro É Agora. Humanizando o Crescimento", em dezembro de 2015, em Maputo.
Esta edição repete o mesmo modelo.
A rampa de lançamento para fórum de 2017 em Maputo é mais uma vez um ciclo de conferências económicas, desta vez no âmbito da diplomacia económica, a serem realizadas nos principais países investidores em Moçambique. Portugal foi o país escolhido para o arranque deste ciclo de conferências; seguem-se a África do Sul e os Emirados Árabes Unidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 28 de Junho de 2016 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: