Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

C)Importação interdita de camiões com volante à esquerda: CTA faz ‘lobby’ junto do Ministro dos Transpo rtes e Comunicações

O Ministério dos Transportes e Comunicações está a trabalhar para solucionar o problema causado pela interdição de importação de viaturas com volante à esquerda, apresentado pelo sector privado nacional como sendo o principal obstáculo à renovação da frota de camiões de transporte de mercadorias, que se encontra em estado de obsolescência.
Falando após a visita, sexta – feira, 24 de Junho, à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita disse que “esta questão consta da agenda da reunião da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ter lugar em Agosto próximo, pois tem-se notado que alguns países da região voltaram a importar viaturas com estas características, não obstante o preconizado no Protocolo da SADC sobre a matéria ”.
Do trabalho interno já realizado sobre esta matéria, Mesquita disse que “O Governo moçambicano já tem uma posição, a ser apresentada durante a reunião, e esperamos que se chegue a um consenso sobre este assunto”, acrescentado que o sector que dirige está a par das dificuldades com que se debatem os operadores privados para renovar a sua frota de viaturas de transporte de mercadorias.
Por seu turno, o presidente da CTA, Rogério Manuel, considerou que o encontro foi "frutífero, pois foram dados alguns sinais de que parte dos problemas do sector privado poderão ser resolvidos", para além de ter sido criado um grupo de trabalho entre as duas entidades e determinada a respectiva regularidade dos encontros.
De acordo com Rogério Manuel, o encontro serviu também para fazer a revisão da matriz do sector privado na área dos transportes (aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário).
A proibição de importação de viaturas com volante à esquerda entrou em vigor em Setembro de 2011, em consonância do novo Código da Estrada, inspirado no protocolo dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral que preconiza essa matéria.
Importa realçar que durante o encontro, foram também abordadas questões que têm a ver com a introdução dos tacógrafos, revitalização da cabotagem marítima, revitalização dos comités de gestão de frotas, regulamento dos serviços de logística de transporte e infra-estruturas, entre outros assuntos.

Na foto: Carlos Mesquita, ministro dos Transportes e Comunicações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 28 de Junho de 2016 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: