Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Desenvolvimentos recentes da economia internacional e regional

Dados do World Economic Outlook publicados no corrente mês de Outubro apontam para uma revisão em baixa das perspectivas de crescimento global para 2015 (3,1%) e 2016 (3,6%), inferior aos 3,4% anteriormente esperados para o fecho do ano e em 20pb à estimativa feita em Julho passado. Estas perspectivas devem-se, fundamentalmente, ao abrandamento da procura global em resultado da redução do crescimento nas economias emergentes e dos fluxos de capitais, bem como da persistente queda do preço das commodities no mercado internacional.

Informação das economias mais desenvolvidas[1] mostra que as taxas de desemprego se mantiveram nos EUA e na Zona Euro, enquanto no Japão se observou um agravamento em 10pb, para 3,40%. Ainda neste grupo de países, dados de Agosto mostram que a inflação anual se manteve em redor de zero, aumentando, por isso, os receios de retorno à situação de deflação. Para a Zona Euro, as estimativas preliminares apontam para uma deflação de 0,1% em Setembro. O mês em análise foi ainda caracterizado pela redução dos níveis de depreciação anual do Euro, Yen e Libra, face ao Dólar dos EUA, para 13,0%, 9,3% e 7,2%, respectivamente. No mês em referência, os bancos centrais deste grupo de países decidiram manter as suas taxas de juro de política.

Nas economias de mercados emergentes[2], informações mais recentes referentes ao segundo trimestre de 2015 apontam para a desaceleração do ritmo de crescimento na China para 7,0%. Em Agosto, a inflação anual atingiu 9,5% no Brasil e 15,3% na Rússia, reflectindo o efeito da depreciação das suas moedas. Nos restantes países, a inflação manteve-se estável e consistente com as metas estabelecidas. Em Setembro, todas as moedas deste grupo de economias observaram uma desaceleração da sua depreciação anual face ao Dólar dos EUA, mas com o Real do Brasil (61,47%) e o Rublo da Rússia (64,98%) a registarem as maiores perdas. O Banco Central da Índia reduziu a sua taxa de juro de política em 50pb, para 6,75%, com vista a estimular a actividade económica e mitigar o risco associado à queda da procura global.

Nas economias da SADC, dados referentes ao segundo trimestre de 2015 indicam o abrandamento do ritmo de crescimento do PIB em todas aquelas que reportam trimestralmente. Com efeito, a taxa de crescimento reduziu para 2,5% no Botswana, 3,0% nas Maurícias, 1,2% na África do Sul e 5,9% em Moçambique. Por outro lado, a inflação anual registou em Agosto um comportamento misto, tendo, por exemplo, reduzido para 6,4% na Tanzânia e aumentado para 23,0% no Malawi. Exceptuando o Malawi e Angola, todas as economias da SADC registam níveis de inflação alinhados com a meta da região (5,0%).

Ainda na SADC, todas as moedas continuaram sob pressão face ao Dólar dos EUA em Setembro de 2015, com destaque para o Kwacha da Zâmbia que acumula uma depreciação anual de 90,9%, traduzindo adicionalmente o efeito da queda do preço internacional das commodities. Cada banco central da região decidiu manter a sua taxa de juro de política.

Os preços médios das principais mercadorias no mercado internacional com peso significativo na balança de pagamentos de Moçambique e no comportamento da inflação mostraram, em Setembro, um comportamento misto, destacando-se a queda do preço do Brent (8,7%), algodão (6,9%), carvão térmico (6,7%%) e gás (6,3%) perante um aumento mensal do preço médio do arroz (22,7%), açúcar (14,0%) e milho (7,8%). Em termos anuais, observa-se ainda a tendência generalizada para a redução dos preços das principais mercadorias, destacando-se os do brent (48,9%), gás (38,9%), carvão térmico (23,2%), açúcar (21,4%) e alumínio (19,6%), contra um aumento do preço do milho (21,4%), do trigo (7,2%) e do arroz (3,2%). No último dia de Setembro, o barril do brent foi cotado a USD 48,37, valor que representa uma redução mensal em 10,7%. No dia 13 de Outubro de 2015, o barril do brent foi cotado a USD 49,24.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 15 de Outubro de 2015 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: