Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Paulina Chiziane lança “Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento”

Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento” é o título da nova obra literária lançada quinta-feira, 10 de Setembro, em Maputo, pela conceituada escritora Paulina Chiziane, produzida em co-autoria com a experiente curandeira Mariana Martins.
Com mais de 300 páginas, a obra que conta com o alto patrocínio da mcel-Moçambique Celular e do Banco de Moçambique, foi escrita com base numa pesquisa social realizada pela romancista, onde aprofunda assuntos relativos à intercepção entre o curandeirismo e o cristianismo.
Aliás, no prefácio, Rosita Alberto Valoi considera “Ngoma Yethu”, um arrojado "rufar que nos convida a uma reflexão, tão delicada e profunda quão premente e descomplexada, sobre dois aspectos sócio-culturais importantes, nomeadamente o cristianismo europeu e o curandeirismo africano".
Abordado momentos após o lançamento do livro, o Administrador para a Área Técnica da mcel, Arlindo Mondlane, referiu que o novo livro da escritora Paulina Chiziane não constitui o primeiro projecto dela que a operadora apoia.
“Já nos envolvemos nas outras obras anteriores, porque é uma escritora que aborda a realidade do nosso País e este tipo de iniciativas, que projectam a moçambicanidade, merecem o apoio de todos nós, particularmente da mcel”, indicou, realçando que “achamos ser pertinente abraçarmos projectos daqueles que são a voz do povo e da cultura moçambicana”, realçou Arlindo Mondlane.
À margem da cerimónia de lançamento do “Ngoma Yethu”, Paulina Chiziane explicou que a obra é um resgate à nossa identidade, à nossa História: “Somos independentes há 40 anos, e por mim, o trabalho da libertação nacional é um processo contínuo. Então todo este trabalho de ir às raízes ouvir as pessoas que lidam com as questões tradicionais, para mim foi muito apaixonante e acredito que vai contribuir para uma nova visão da moçambicanidade”, disse.
Acrescentou ter sido muito difícil procurar apoios para a obra “Por Quem Vibram os Tambores do Além”, porque as pessoas não acreditavam que o curandeiro tinha sabedoria.
“Mas a mcel me acolheu e financiou o trabalho. Devido ao sucesso desta obra tive a coragem de voltar a trabalhar novamente com uma curandeira, para aprofundar outras questões e a mcel de novo contribuiu para que o livro “Ngoma Yethu” seja acessível e recebido pelo povo”, referiu a escritora.
Paulina Chiziane iniciou a sua actividade literária em 1984, com contos publicados na imprensa moçambicana. Com o seu primeiro livro, “Balada de Amor ao Vento”, editado em 1990, tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance.

2 comments on “Paulina Chiziane lança “Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento”

  1. Abrão vasco canda
    4 de Agosto de 2016

    vida e obra da escritora paulina chiziane

  2. Euclides
    3 de Novembro de 2016

    Lancamento oficial do NGOMA YETHO no dia 05 de Novembro de 2016 na provincia de Gaza, na casa Provincial da Cultura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 11 de Setembro de 2015 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: