Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Brigadas de limpeza em Xikhelene

Um grupo de moradores da cidade de Maputo está, desde ontem, a limpar a parte exterior do mercado da Praça dos Combatentes, mais conhecida por “Xikhelene”, no primeiro de uma série de jornadas visando restituir o ambiente saudável aos mercados informais da capital.

A acção enquadra-se na celebração dos 13 anos da existência do Fundo Nacional do Ambiente (FUNAB) e é organizada em coordenação com uma associação dos residentes do Distrito Municipal Ka Mpfumu, Mikhalu, que trabalha em prol de uma capital limpa.

Nema Kachamila, do FUNAB, afirmou que a ideia é sensibilizar os vendedores a se organizarem e limparem os mercados depois das suas actividades diárias.

“Eles (os vendedores) produzem grandes quantidades de lixo, acabando por deitá-lo na rua ou na parte exterior do mercado. Mas se criassem mecanismos de pelo menos uma vez por semana tirarem o lixo ia ajudar o trabalho do pessoal da salubridade”, disse.

Para além de participar na limpeza, o fundo ofereceu material de limpeza aos membros da Associação MIKHALU, que tem estado a promover jornadas de limpeza em diversas artérias da cidade.

“Temos oferecido materiais a todas as associações que se dedicam à protecção do meio ambiente. Percebemos que elas trabalham sem meios de protecção e o que nós vamos fazer é oferecer 70 pás, igual número de vassouras, máscaras, ancinhos e 20 carrinhas de mão”, acrescentou Kachamila.

O presidente da MIKHALU, João Mazivila, explicou ao “Notícias” que para além das jornadas de limpeza nos mercados e avenidas da capital, a sua agremiação está a promover uma série de palestras sobre o papel das fábricas e empresas que usam garrafas plásticas descartáveis na educação ambiental.

A Associação MIKHALU trabalha em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, promovendo jornadas de limpeza a nível dos bairros com o envolvimento dos munícipes, para além de fazer a divulgação de posturas municipais que proíbem pessoas de urinar na rua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 18 de Outubro de 2013 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: