Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Economia moçambicana em análise

Informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que em Julho, e pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) da Cidade de Maputo registou uma variação negativa, desta feita em -0,34%, após -0,41% no mês anterior e 0,10% em Julho de 2012. Com esta variação, a inflação homóloga e acumulada recuaram para 4,95% e 2,94%, respectivamente, tendo a inflação média anual incrementado ligeiramente para 3,32%. A divisão dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas continuou a ser determinante no comportamento da inflação no mês em análise, ao registar uma contribuição negativa de 0,39pp, a reflectir, essencialmente, o impacto da redução dos preços de coco, feijão-manteiga, tomate, couve, alface, amendoim, carne de bovino de primeira e cebola. A queda dos preços no mês foi atenuada pela variação positiva dos preços do carvão vegetal, das folhas de feijão nhemba e da lavagem e lubrificação de veículos.

No mesmo sentido, o IPC Moçambique, que agrega os índices das Cidades de Maputo, Beira e Nampula, também registou uma variação negativa, em -0,23% no mês de Julho, após -0,38% no mês anterior e uma inflação de 0,03% em Julho de 2012. O comportamento

do IPC Moçambique no mês foi sustentado pela queda do nível geral de preços nas três cidades consideradas. Em termos acumulados e homólogos, a inflação agregada desacelerou para 2,02% e 4,58%, respectivamente, tendo a inflação média anual incrementado para 3,29%.

O abrandamento do nível geral de preços em todo o país reflecte a estabilidade do Metical no mercado cambial doméstico, a manutenção dos preços administrados, a recuperação da produção doméstica de frutas, vegetais e leguminosas e os factores sazonais (época fresca).

O indicador de confiança empresarial, expresso pelo Índice de Clima Económico (ICE), publicado pelo INE, registou uma queda em Junho de 2013, interrompendo a trajectória ascendente dos últimos três meses. O declínio deste indicador foi determinado pela redução das perspectivas de procura pelo sexto mês consecutivo, bem como pelas perspectivas menos optimistas de emprego manifestadas pelos inquiridos, que interrompeu o perfil crescente dos cinco meses precedentes.

No sector monetário, dados provisórios relativos a Julho mostram que a Base Monetária, variável operacional de política monetária, registou um saldo de 42.543 milhões de Meticais, praticamente em linha com as estimativas feitas para o período. Este saldo correspondeu a um incremento mensal de 1.454 milhões (3,5%), reflectindo o aumento simultâneo das notas e moedas em circulação em 618 milhões de Meticais (2,4%) e das reservas bancárias em 836 milhões de Meticais (5,4%). Em termos acumulados e homólogos, a Base Monetária expandiu em 1.457 milhões de Meticais (3,5%) e 7.727 milhões de Meticais (22,2%), respectivamente.

Dados provisórios das contas monetárias indicam que o saldo do endividamento do sector privado junto do sistema bancário nacional aumentou no mês de Junho em 1.349 milhões de Meticais (1,0%), fixando-se em 130.744 milhões, equivalente a uma variação acumulada de 12,5% e homóloga de 27,0%. Enquanto isso, o agregado mais amplo de moeda (meios totais de pagamento), agregado (M3), composto pelas notas e moedas em circulação e depósitos de residentes, excluindo os do Estado, aumentou no mês em 4.084 milhões de Meticais, para 189.950 milhões, o que traduz uma variação anual de 21,8%.

No sector externo, dados provisórios do final de Julho de 2013 apontam para uma constituição de reservas internacionais líquidas no montante de USD 105 milhões no mês, tendo o saldo ascendido a USD 2.401 milhões. A melhoria de reservas internacionais esteve associada ao desembolso de fundos de ajuda externa para o apoio directo ao Orçamento de Estado (USD 110,1 milhões), entrada líquida para diversos projectos do Estado (USD 30,7 milhões), aprovisionamentos líquidos efectuados pelos bancos comerciais junto do Banco de Moçambique (USD 20,2 milhões), compras diversas efectuadas pelo Banco de Moçambique (USD 9,5 milhões), remessas de rendimento de mineiros (USD 7,5 milhões), entretanto amortecidos pelas vendas efectuadas pelo Banco de Moçambique no Mercado Cambial Interbancário (USD 51,0 milhões), pagamentos diversos ordenados pelo Estado (USD 24 milhões) e pagamento do serviço da dívida externa (USD 17,0 milhões). Em termos de reservas internacionais brutas, o saldo do final de Julho foi equivalente a 5,6 meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais.

No Mercado Cambial Interbancário (MCI), no final de Julho o Metical esteve cotado em 29,85 por Dólar dos EUA, o que representa, em termos acumulados e anuais, uma depreciação de 1,15% e 5,78%, respectivamente. No mesmo período, a cotação do Metical em relação ao Rand foi de 3,03, equivalente a uma depreciação nominal do Metical de 1% no mês e apreciação acumulada e homóloga de 12,68% e 12,43%, respectivamente.

No Mercado Monetário Interbancário (MMI), as taxas de juros médias ponderadas da subscrição dos Bilhetes do Tesouro com as maturidades de 91 dias, 182 dias e 364 dias aumentaram em 13 pb, 38 pb e 10 pb, para 4,94%, 6,50% e 7,02%, respectivamente. Comparando estas taxas com as praticadas em igual período de 2012, observa-se que as mesmas reduziram 1,10 pp, 30 pb e 55 pb para as maturidades acima assinaladas, respectivamente. A taxa de juro média das permutas de liquidez entre as instituições de crédito no MMI aumentou em 5 pb, para 3,30%, tendo a sua variação anual reduzido em 33 pb.

No mercado a retalho, a taxa de juro média de empréstimos praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público, com o prazo de um ano, fixou-se em 20,17% no mês de Junho, com um ligeiro incremento quando comparado com o mês anterior. Para a mesma maturidade, a taxa de juro média dos depósitos reduziu, no mês, em 96 pb, para 9,34%, tendo-se no período a prime rate média do sistema bancário situado em 15,4%.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 15 de Agosto de 2013 by in Moçambique.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: