Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

PIB vai de 8.9 para 4.8%

O ritmo de crescimento da economia moçambicana caiu, consideravelmente, no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o último trimestre de 2012. Segundo o Banco de Moçambique, o Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou de 8.9% nos últimos três meses de 2012 para 4.8% nos primeiros três meses do corrente ano. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, esta queda está na casa de 1.1%, já que naquele período a economia tinha expandido em 5.9%.
A desaceleração da economia, justificada pelas cheias ao início do ano, já tinha sido prevista por várias instituições, incluindo o Governo, e esta foi confirmada, esta terça-feira, pelo Banco Central, apontando para a queda da produção agrícola como dos factores com mais peso neste resultado.
“Os sectores que menos cresceram foram agricultura, electricidade e água, e a indústria transformadora”, explicou o administrador do Banco Central, Waldemar de Sousa, justificando a queda na produção da electricidade à queda no fornecimento, também devido às cheias que se verificaram ao início do ano.
Por outro lado, “os sectores com bom desempenho, mesmo com a conjuntura adversa de cheias, temos a registar a Indústria Extractiva, que voltou a crescer em 39%, os Transportes e Comunicações (23%) e as Construções (8.4%)”, avançou de Sousa.
De um modo geral, o sector primário, que tem sido dos mais dinâmicos na economia, teve o crescimento mais baixo da história, em 0.1% em termos anuais. O sector secundário registou um crescimento negativo (-1.1%) .

Preços e taxas de câmbio estáveis

O nível geral de preços caiu no segundo trimestre de 2013, depois de registar aumentos em Janeiro e Fevereiro.
Segundo os dados, a inflação acumulada (desde o início do ano) em Março, era de 2.77%, e já no segundo trimestre abrandou para 2.5% influenciada, em grande medida, pela queda do preço de produtos alimentares. A inflação média anual, por seu turno, aumentou desde o início do ano, e de Março a Junho subiu de 2.23 para 3.03%.
no mesmo período, a inflação agregada, medida pelo Índice de Preços de Moçambique (IPC – Moçambique) – que mede os índices de Maputo, Beira e Nampula, ficou nos 4.86% em Junho de 2013, depois de 4.27% no primeiro trimestre.
A estabilidade dos indicadores macroeconómicos estendem-se ao mercado cambial. “A variação acumulada do metical em relação ao dólar foi de 1.5% no sentido de depreciação, e um fortalecimento de cerca de 14% em relação ao rand, que tem estado a enfraquecer-se no mercado internacional”, explicou o administrador do Banco Central.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 31 de Julho de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: