Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Cinco acordos de cooperação na manga

Os governos de Moçambique e da Tailândia assinaram na segunda-feira cinco acordos de cooperação, que incluem a isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço e o desenvolvimento de atividades nas áreas de petróleo e gás.
Os acordos de cooperação bilateral foram assinados, na segunda-feira, por ministros dos dois países durante a visita de um dia a Moçambique da primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, a convite do Presidente moçambicano, Armando Guebuza.
Os acordos cobrem as áreas de cooperação técnica, isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, desenvolvimento de petróleo e gás, Turismo, e cooperação económica e comercial.
No domínio da cooperação económica e comercial, as partes acordaram duplicar o actual volume de comércio para 360 milhões de dólares nos próximos cinco anos.
A companhia estatal de hidrocarbonetos da Tailândia PTT tem investimentos avultados na prospecção de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Durante as conversações, as delegações dos dois países abordaram questões no domínio económico, em sectores como Recursos Minerais, Turismo, Pescas, Saúde, Transportes e Comunicações, disse aos jornalistas o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Balói. No banquete oficial oferecido na segunda-feira à primeira-ministra tailandesa e sua delegação, o chefe de Estado moçambicano considerou que os memorandos representam um "importante passo" na cooperação entre Moçambique e
Tailândia, que data de 1991.
"Trata-se de um importante passo no contexto que a cooperação sul-sul arquiteta, projeta e promove em diversos domínios para o nosso benefício", disse Armando Guebuza.
Por seu turno, a primeira-ministra tailandesa disse que "esses acordos deverão ser seguidos de ações concretas".
"Estamos convictos de que só a sua implementação efectiva produzirá uma parceria profícua que resulte numa contribuição fundamental na realização dos objectivos que orientam esta parceria", disse Yingluck Shinawatra, que visita pela primeira vez o continente africano desde a sua eleição, em 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 31 de Julho de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: