Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Mais de 500 casas de Cateme reabilitadas e entregues aos legítimos proprietários

Quinhentas e setenta e seis das 716 casas da vila de Cateme, no Distrito de Moatize, foram já reabilitadas pela Vale Moçambique, sob a supervisão da Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação de Tete, representando um grau de realização de 80 por cento. As casas foram aceites pelos respectivos proprietários, através da assinatura de um termo formal no acto da recepção.

Altiberto Brandão, Director de Operações da Vale em Tete, referiu a propósito que “só temos a agradecer a todas as famílias a cooperação que tornou possível este grau de execução das obras e reafirmamos a nossa disponibilidade para levar este processo a bom termo, com a ajuda de todos os intervenientes”.

Suzana Luizi, casada e mãe de 4 filhos, recebeu de volta a sua casa, após aguardar pelo fim das obras executadas pela CETA, empresa contratada pela Vale para esta empreitada. “Eles melhoraram o chão da casa e substituíram uma das portas da minha casa que não funcionava bem”, disse Suzana Luizi, que foi transferida de Chipanga para Cateme, “agora estou mais satisfeita com a minha casa”, salientou.

Em 2012, a Vale deu início a correcções às estruturas habitacionais das comunidades reassentadas em Cateme e 25 de Setembro, envolvendo a reabilitação das casas danificadas ou com defeitos de construção, a reconstrução dos pavimentos nas habitações, a substituição das chapas de cobertura danificadas, a substituição de toda caixilharia atacada por térmites e a reparação da instalação eléctrica das casas.

Paralelamente, foram recondicionadas as drenagens, protegendo as casas contra a entrada de água da chuva. Ainda como parte do programa de incremento de infra-estruturas e serviços de electricidade acordado entre a Vale e o Governo de Moçambique em Memorando assinado, foi realizado um aumento na rede de distribuição por todas as ruas da povoação de Cateme, incluindo a facilitação da ligação entre as residências. Foi também concluída a reabilitação do sistema de abastecimento de água existente em Cateme e 25 de Setembro, revendo os equipamentos e condicionando-os para um pleno funcionamento.

Bairro 25 de Setembro

Entretanto, arrancou no mês passado o processo de reabilitação das casas no Bairro 25 de Setembro, na Vila de Moatize, encontrando-se em recuperação 39 casas de um total de 289 que serão reabilitadas.

Ainda em fase inicial de reabilitação, a Vale novamente apela ao diálogo e à colaboração das famílias do Bairro 25 de Setembro para que o processo de reabilitação siga a bom termo pela empresa CETA, a exemplo do acontecido em Cateme, e sejam concluídos os prazos acordados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 14 de Junho de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: