Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

EDM fecha contratos de empreitada e de fiscalização para centrais hidroeléctricas

A Electricidade de Moçambique,E.P, (EDM) celebrou, sexta-Feira última, em Maputo, um contrato de empreitada com o consórcio constituído pelas empresas francesas Cegelec e Hydrokarst e outro de fiscalização com a empresa alemã Fichtner, no âmbito do projecto de reabilitação das Centrais Hidroeléctricas de Mavuzi e Chicamba, na Província de Manica.
Para a restauração das duas centrais hidroeléctricas, com o custo total de cerca 95 milhões de euros (equivalente a 122 milhões de dólares), a Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (ASDI) desembolsou 300 milhões de coroas suecas (cerca de 35 milhões de euros) sob a forma de donativo, a Agência Francesa de Desenvolvimento comparticipa com 50 milhões de euros enquanto o Banco Alemão de Investimentos (KfW) desembolsou 18 milhões de euros (cerca de 23.6 milhões de dólares) sob forma de empréstimo concessional.
Com uma duração prevista de dois anos e meio, o projecto de reabilitação das Centrais Hidroeléctricas de Mavuzi e Chicamba consiste na substituição dos Grupos Geradores 1 e 2, por novos, reabilitação dos Grupos 3, 4 e 5, modernização dos sistemas de controlo, protecção e comando, fornecimento de quatro novos transformadores, reabilitação de equipamento de alta tensão de 110 KV na subestação principal, incluindo novos equipamentos de protecção das infra-estruturas, reabilitação das comportas, assim como a reabilitação e asfaltagem de cerca de 14 quilómetros de estrada de acesso à central.
Testemunharam a cerimónia de assinatura dos contratos de empreitada e fiscalização o Ministro da Energia, Salvador Namburete, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Augusto de Sousa Fernando, a Embaixadora do Reino da Suécia, Ulla Andrén, o Embaixador da Alemanha, Ulrich Klockner, o Primeiro Conselheiro da Embaixada da França, Cyril Gérardon, entre outros convidados.
Intervindo na ocasião, o Ministro da Energia disse que “este passo importante que acabamos de realizar é resultado dos esforços do Governo de Moçambique, que, com o apoio dos seus parceiros de desenvolvimento, têm-se empenhado na criação de condições que permitam melhorar a eficiência no aproveitamento dos recursos de que o País dispõe”.
Por sua vez, Augusto de Sousa Fernando, PCA da EDM, referiu que “a assinatura do contrato de empreitada e de fiscalização das obras para a reabilitação das Centrais Hidroeléctricas de Chicamba e Mavuzi marca o fim de um processo longo e, por vezes, sinuoso, bem como o início de uma nova fase há muito esperada para estes dois importantes e históricos sistemas”.
“A nossa expectativa é aumentar a nossa capacidade de geração, maior fiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e maior produtividade, pois só assim, cumpriremos a nossa missão de fornecer energia eléctrica aos moçambicanos, com qualidade e fiabilidade, no âmbito do Programa Quinquenal do Governo”, frisou o Presidente do Conselho de Administração da EDM.
Usando igualmente da palavra, a diplomata sueca, Ulla Andrén, disse, por sua vez, que “Moçambique tem uma economia de crescimento muito rápida e com uma demanda crescente de electricidade. Ao mesmo tempo, a capacidade de produção de energia não aumentou suficientemente, para ir de encontro com a demanda. Aumentar a capacidade para a produção de energia segura e sustentável é crucial para a redução da pobreza no País e para satisfazer as necessidades económicas e sociais básicas”.
Com a reabilitação das referidas centrais, a capacidade de geração passará dos actuais 63 MW para 86 MW, para além de se assegurar maior disponibilidade e reforço da qualidade de energia fornecida na região centro, com particular incidência para as províncias de Manica e Sofala.
Refira-se que a Central de Mavuzi foi construída na década 50, enquanto a da Chicamba na década 60, e desde a sua construção será a primeira vez que se beneficiam de uma reabilitação de grande envergadura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Maio de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: