Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Capulana para o Guiness Book

O maior desfile de capulanas do mundo vai acontecer, entre os dias 27 e 29 de Setembro próximo, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado. Organizado pelo “Centro de Conhecimento e Desenvolvimento Samora Machel” e a organização “Estratégia Moçambique”, com o alto patrocínio da mcel-Moçambique Celular.
O desfile vai percorrer alguns pontos do País, como Maputo, Beira e Nampula, tendo o seu término em Pemba, onde se espera uma grandiosa exibição da capulana, que curiosamente calha na data em que Samora Machel, se estivesse vivo, completaria 80 anos.
Trata-se de um festival que concorre para o Livro dos Recordes Mundiais também conhecido por “Guinness Book”, uma vez que estarão no País, alguns membros do jurado desta que é considerada a segunda publicação mais lida no mundo.
Olívia Machel, filha do primeiro Presidente da República de Moçambique, membro da organização, disse que a expectativa do festival é juntar na cidade de Pemba 15 mil mulheres vestidas de capulana.
Aliás, conforme realçou Olívia Machel, um dos objectivos do festival, para além de homenagear a mulher moçambicana e promover a capulana, é projectar o nome de Moçambique além fronteiras, concorrendo para o Guinness World Records.
“Como sabe, para se entrar no Guinness Book, é preciso propor algo jamais visto. Neste caso, o festival da capulana nunca foi registado nesta publicação, por isso fomos aceites pelo jurado”, frisou.
A nossa interlocutora explicou ainda que o festival da capulana enquadra-se nos objectivos do Centro de Conhecimento e Desenvolvimento Samora Machel, do qual faz parte: “Este Centro tem como vocação a investigação e disseminação de conhecimentos, e nós achamos que a capulana enquadra-se perfeitamente naquilo que são os objectivos desta instituição”, frisou.
Por seu turno, Zófimo Muiuane, representante da mcel, patrocinadora do evento, salientou que a sua instituição abraçou o evento por se tratar de uma iniciativa inovadora que vai levar o nome de Moçambique além fronteiras. “Vai ser um orgulho para o País e orgulho para todos nós”, referiu.

©Zeca de Oliveira

©Zeca de Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Maio de 2013 by in cultura.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: