Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Maputo acolhe XXIª edição do Fórum AICEP – Associação Internacional de Comunicações de Expressão Port uguesa

A Cidade de Maputo vai acolher, entre os dias 2 e 3 de Maio próximo, a Assembleia-Geral e a XXIª edição do Fórum AICEP – Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa, sob o lema “ A relevância dos Conteúdos, da Língua e das Comunicações na Economia do Mundo da Lusofonia”.

A realização da presente edição, na capital moçambicana, segue-se à decisão da última Assembleia-Geral da AICEP, realizada no dia 12 de Abril de 2012 em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
A AICEP foi constituída em Bissau, em Novembro de 1990, por 12 operadores de correios e Telecomunicações de Portugal e dos PALOP, no decorrer do III Encontro dos Operadores de Correios e Telecomunicações dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Nos anos seguintes, realizaram-se mais duas Assembleias Plenárias, uma intercalar em Lisboa, em Junho de 1991 e outra em Maputo, em Dezembro de 1992.
Em 26 de Novembro de 1993, foi celebrada formalmente, em Lisboa, a escritura de constituição e certificada a denominação adoptada – AICEP. Três dias depois, no dia 29 de Novembro de 1993 e já na Cidade da Praia, em Cabo Verde, foi realizada a primeira Assembleia Geral da Associação, já formalmente criada.

Desde essa altura e até ao presente têm-se realizado com periodicidade anual as Assembleias-Gerais ordinárias da Associação, num sistema rotativo pelos vários Países e Territórios do Universo AICEP, às quais se têm sempre associado, desde o início, um fórum de reflexão sobre temas de actualidade no mundo das comunicações.

A AICEP foi pioneira ao reunir no seu seio, desde o seu início, os sectores postal e de telecomunicações e, posteriormente, com a revisão estatutária do ano 2000, os Reguladores e a Indústria.
Espera-se que na Assembleia-Geral de Maputo se proceda à mais uma revisão dos Estatutos para incluir no seio desta Associação outras empresas de Comunicações, designadamente do sector de televisão, após o que se formalizará a adesão formal da RTP (Portugal) e da STV – Soico Televisão (Moçambique) à AICEP, o que constituirá um marco histórico na vida desta Associação.

Hoje, esta associação internacional é constituída por 24 Operadores de Correios e Telecomunicações, 5 Órgãos Reguladores de Comunicações, 4 Membros da Indústria/Serviços, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 1 de Maio de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: