Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Economia deverá crescer 6%

A economia de Moçambique deverá crescer no máximo 6% em 2013, valor inferior aos 8,4% previstos pelo governo no Orçamento de Estado, disse em Maputo Faúsio Mussa, economista sénior do Standard Bank.

No decurso do “Economic Briefing”, que reuniu em Maputo cerca de 200 agentes económicos e clientes da instituição bancária, Mussa disse ainda que a previsão de uma desaceleração da economia, de uma média de 7,4% na última década para 6%, tem por base os efeitos das cheias que se registaram nos primeiros meses do ano.

“Tomando em consideração o impacto negativo das cheias, revimos em baixa a nossa previsão de crescimento económico para 2013, para um nível de 6%, inferior à média da última década e igualmente inferior à previsão inicial do governo”, adiantou o economista do Standard Bank, para quem a inflação média anual deverá manter-se em apenas um dígito.

Mussa indicou “as fortes chuvas que assolaram o país nos primeiros meses do ano, afectando cerca 479 mil pessoas, com impacto negativo sobre a produção agrícola e danos em infra-estruturas, o que originou a interrupção, por um período de cerca de três semanas, das exportações do carvão mineral de Moatize a partir do porto da Beira”.

Ainda para o economista sénior do Standard Bank, o forte investimento directo estrangeiro continuou a financiar o défice da balança corrente, que aumentou 29,5% nos primeiros nove meses de 2012 em termos homólogos para 1251 milhões de dólares.

Fonte: (macauhub)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Abril de 2013 by in economia and tagged .

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: