Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Standard Bank prevê desaceleração no crescimento da economia

O Standard Bank Moçambique prevê, para este ano, uma desaceleração no crescimento da economia moçambicana, de uma média de 7.4 por cento, registada na última década, para 6 por cento, devido às cheias que fustigaram o País, nos primeiros meses de 2013.
Esta projecção foi feita no decurso" do "Economic Briefing, que reuniu, quinta-feira última, em Maputo, cerca de 200 agentes económicos e clientes desta instituição bancária.
Implantado em Moçambique há mais de 100 anos, o Standard Bank organiza, anualmente, o "Economic Briefing" com o objectivo de apresentar aos seus clientes e ao mercado nacional as tendências da economia nacional e mundial de modo a orientá-los na tomada de decisões, para além de servir para expor o "expertise" do Banco em diversas áreas de especialidade.
Na sua apresentação sobre as perspectivas de evolução da economia moçambicana e da região austral africana, Faúsio Mussa, economista sénior do Standard Bank, referiu que “tomando em consideração o impacto negativo das cheias, revimos em baixa as nossas previsões de crescimento económico para 2013, para um nível de 6 por cento, abaixo da média da última década, de 7.4 por cento, e abaixo das projecções iniciais do Governo de 8.4 por cento, mas prevê-se que a inflação média anual se mantenha a um dígito”.
Como factores que concorrem para a desaceleração do crescimento económico nacional, Fáusio Mussa indicou “as fortes chuvas que assolaram o País nos primeiros meses do corrente ano, afectando cerca 479 mil pessoas, com impacto negativo sobre a produção agrícola e danos em infra-estruturas, o que originou a interrupção, por um período de cerca de três semanas, das exportações do carvão mineral de Moatize a partir do Porto da Beira”.
Por outro lado, segundo o economista sénior do Standard Bank, o forte investimento directo estrangeiro continuou a financiar o défice de conta corrente, que aumentou 29.5 por cento nos primeiros nove meses de 2012, quando comparado com igual período de 2011, para 1.251 milhões de dólares.
“As perspectivas de continuidade dos fluxos de investimento estrangeiro e de aumento das exportações apontam para a manutenção de uma relativa estabilidade cambial do metical face ao dólar norte-americano, em torno dos 30.5 meticais por dólar”, indicou Fáusio Mussa.
Outra oradora do Economic Briefing, Yvette Babb, economista do Grupo Standard Bank especializada em mercados emergentes, sustentou que Moçambique continua a ser a economia com melhor desempenho na África Austral: “Infelizmente a África do Sul, um dos países mais importantes, enfrenta problemas no seu crescimento económico, esperando crescer apenas 2.5 por cento, em contraste com as expectativas de Moçambique”, frisou.
Num outro desenvolvimento, Yvette Babb referiu que “em termos de economia global, África continua a ser a economia com forte crescimento, apesar de existir algumas economias comprometidas pelo processo político”.
“A recessão continua na região euro, que espera alcançar um por cento de crescimento, em 2013, enquanto os Estados Unidos da América irão crescer melhor este ano, 2.5 por cento, contra uma redução no crescimento da China, que apresentou no primeiro trimestre do ano em curso, um crescimento do Produto Interno Bruto de 7.7 por cento, abaixo das expectativas do mercado de 8 por cento”, finalizou Yvette Babb.
Organizado sob o tema “Moçambique, uma história de crescimento”, o Economic Briefing deste ano debruçou-se ainda sobre “A importância de ter infra-estruturas funcionais em Moçambique” e “O efeito das descobertas de gás em Moçambique”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 19 de Abril de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: