Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Moçambique com novos salários mínimos

O Conselho de Ministros do governo moçambicano aprovou uma nova tabela dos salários mínimos por sector de atividade em Moçambique, com efeitos desde 1 de Abril. O maior aumento, de 31,91%, foi atribuído à indústria de extracção de minerais.

O Conselho de Ministros aprovou, terça-feira (16), em Maputo, uma nova tabela dos salários mínimos por sector de actividade em Moçambique, com efeitos desde 1 de Abril, informa a AIM.

Segundo a nova tabela, o maior aumento foi atribuído à indústria de extracção de minerais, cujo salário mínimo passa de 3.526 meticais para 4.651 meticais (cerca de US$ 155 dólares), como resultado de um ajuste de 31,91 por cento (um dólar equivale a cerca de 30 meticais ao câmbio corrente).

"Ainda no mesmo sector de indústria de extracção de minerais, exclusivamente para pedreiros e areeiros, o salário mínimo passa de 3.295 meticais para 3.888 meticais, em resultado de um ajustamento de 18,01 por cento", anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, que também desempenha as funções de vice-ministro da justiça.

Para o sector da agricultura, caça e silvicultura o salário mínimo passa de 2.300 para 2.500 meticais, que corresponde a um reajuste é de 8,70 por cento.

Na pesca industrial e semi-industrial o salário mínimo subiu de 2.680 para 2.850 meticais, uma subida de 6,34 por cento, enquanto o sector da pesca da kapenta o salário mínimo passou de 2.485 para 2.645 meticais, ou seja um incremento de 6,43 por cento.

Na indústria transformadora o incremento salarial foi de 10 por cento, tendo passado de 3.585 para 3.943 meticais. A mesma percentagem foi atribuída ao sector de construção, que subiu de 3.177 para 3.495 meticais.

No caso exclusivo da indústria de panificação, o salário mínimo passou de 3.021 para 3.195 meticais, um aumento de 5,75 por cento.

Para o sector de produção, distribuição de electricidade, gás e água o salário mínimo passou de 3.817 passa para 4.107 meticais, um reajuste de 7,6 por cento.

O governo decidiu atribuir nove por cento ao sector das actividades dos serviços não financeiros, cujo salário mínimo passa de 3.510 meticais para 3.826 meticais. O sector das actividades financeiras teve um ligeiramente superior, comparativamente ao de serviços não financeiros, ao passar de 6.571 de para 6.817 meticais (cerca de US$ 227 dólares), que corresponde a um aumento de 10,47 por cento.

Para o caso do sector público, incluindo saúde, defesa e segurança, Nkutumula explicou que o reajustamento será em função das carreiras profissionais, mas que não deverá ser inferior a sete por cento.

"Portanto, o salário mínimo da carreira mais baixa deixa de ser de 2.522 meticais e passa para 2.699 meticais", disse o porta-voz do governo, para de seguida acrescentar, "ainda está a ser trabalhada a tabela de reajustamento consoante as carreiras na função pública e muito brevemente o Conselho de Ministros vai-se pronunciar sobre o assunto.

Questionado sobre o caso dos médicos, que no início do corrente ano chegaram a organizar uma greve para reivindicar uma serie de questões, incluindo o salário, Nkutumula reiterou que "o salário dos médicos, da polícia, dos professores e docentes em geral e demais funcionários, ainda está a ser trabalhado consoante as carreiras. O assunto foi abordado pelo conselho de Ministros mas como ainda não chegamos a uma conclusão sobre o aumento em termos percentuais".

O governo vai pronunciar-se sobre o assunto em devido tempo, explicou Nkutumula.

One comment on “Moçambique com novos salários mínimos

  1. fernando crisinio miguel marrime
    19 de Abril de 2013

    Nao tou de acordo com o nivel de vida que subidas preco almentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Abril de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: