Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Lançado Relatório sobre as Tendências Globais de Emprego para o ano de 2013

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Universidade Politécnica, lançaram, segunda-feira última, em Maputo, o Relatório sobre as Tendências Globais de Emprego para o ano de 2013.
O relatório analisa a crise nos mercados de trabalho, tanto das economias mais desenvolvidas como das economias em desenvolvimento e estima os indicadores quantitativos e qualitativos dos mercados de trabalho global e regionais. Por outro lado, analisa os factores macroeconómicos que afectam os mercados de trabalho de modo a explorar possíveis respostas políticas.
Segundo o relatório, espera-se que a economia global recupere a médio prazo, mas o crescimento não será suficientemente forte para reduzir rapidamente o desemprego.
“Mesmo com uma aceleração do crescimento, a taxa global de desemprego deverá permanecer em seis por cento até o ano de 2017, não muito longe do seu nível máximo de 2009. Ao mesmo tempo, espera-se que o número global de desempregados aumente ainda mais para cerca de 210,6 milhões ao longo dos próximos cinco anos” – refere o relatório.
A directora das Bibliotecas da Universidade Politécnica, Maria João Diniz, disse a propósito do Lançamento do Relatório das Tendências Globais de Emprego para o ano de 2013 que as expectativas daquela instituição de ensino superior se enquadram em duas vertentes.
Por um lado, conhecer a realidade do País sobre o mercado de trabalho e os factores macroeconómicos que os determinam e, por outro, reflectir sobre os constrangimentos e os desafios que se apresentam ao emprego em Moçambique, no sentido de melhor se analisar sobre os serviços daquela instituição e se reformular as estratégias formativas adequadas às necessidades objectivas de desenvolvimento da Universidade Politécnica, como instituição.
Por sua vez, a Coordenadora Residente das Nações Unidas, Jennifer Topping, disse esperar que o lançamento do Relatório sobre as Tendências Globais de Emprego ajude a estimular um debate mais focalizado, ao longo deste ano, bem como o crescimento e a experiência de investimentos se traduzam na criação acelerada de empregos e trabalho digno no País.
Ainda falando a propósito do lançamento do Relatório, Marta Isabel Maté, secretária Permanente do Ministério de Trabalho, disse que Governo se tem empenhado em assegurar um mecanismo adequado de financiamento para formação profissional envolvendo o sector privado, assegurar estatísticas fiáveis que permitam saber a evolução dos colaboradores e as necessidades de mão-de-obra, principalmente para as novas áreas de conhecimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Abril de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: