Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

“SMS para a Vida”: mcel contribui para redução das taxas de mortalidade infantil

O Ministério da Saúde, a mcel e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinaram, na última quarta-feira, em Maputo, um Memorando de Entendimento que dá início ao projecto “SMS para a Vida”, visando contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil e melhoria da saúde materna, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
A cerimónia teve lugar no Ministério da Saúde e foi testemunhada pelo Director Nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saíde, o Presidente do Conselho de Administração da mcel, Teodato Hunguana e o Representante Adjunto interino do UNICEF, Emanuele Capobianco.
O projecto “SMS para a Vida” visa apoiar o MISAU a melhorar, através dos Serviços de Mensagens Curtas (SMS), o nível de informação do público sobre as práticas de prevenção relacionadas com as principais doenças existentes no País, e sobre a utilização dos serviços de saúde pela população.
Como parte deste projecto, que tem a duração inicial de três anos, a mcel disponibilizará ao MISAU, a utilização da sua plataforma de SMS como um canal de comunicação para enviar a todos os assinantes da mcel, incluindo o serviço pré-pago e de contrato, mensagens de texto (SMS) com recomendações sobre saúde e outros elementos relativos à promoção dos direitos da criança.
A mcel vai também disponibilizar a inclusão das mensagens no serviço de recarga automática giro e serviço Mbip. As mensagens serão divulgadas mensalmente, podendo a frequência aumentar em caso de emergências humanitárias e de epidemias graves, como parte da resposta de emergência do MISAU.
“A mcel, no âmbito das suas acções de responsabilidade social corporativa, privilegia também acções onde a sua tecnologia pode ser aplicada para o bem das comunidades moçambicanas e, neste projecto específico, irá permitir que os seus mais de 5 milhões de clientes beneficiem de informações relacionadas com os cuidados de saúde pública e deste modo contribuir para o melhoramento da qualidade de vida das populações”, disse o PCA da mcel, Teodato Hunguana.
Por seu turno, o Director Nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saíde, referiu que “no âmbito da sua responsabilidade nacional de planificação de Saúde, o MISAU começou recentemente a contemplar o uso da telefonia móvel e da tecnologia SMS nos seus programas de promoção de saúde. Acreditamos que o maior aproveitamento destas tecnologias irá contribuir de forma significativa para o aumento do conhecimento de um segmento importante da população em relação aos cuidados primários de saúde e de protecção da criança”.
As mensagens deste projecto serão produzidas pelo MISAU com a assistência técnica do UNICEF, com base na mais recente edição do manual Saúde e Vida, publicado pelo UNICEF, OMS, UNESCO, FNUAP, PNUD, ONUSIDA, PMA, Banco Mundial e lançado em Moçambique pelo Ministério da Saúde em Abril de 2011. Este manual baseia-se nas mais recentes descobertas científicas de médicos e especialistas em desenvolvimento infantil de todo o mundo, e contém informação vital apresentada em linguagem simples que ajuda a salvar, a melhorar e a proteger a vida das crianças, evitando mortes maternas e de crianças, doenças, lesões e violência.
“Este é mais um exemplo de uma Parceria Público-Privada inovadora e estratégica para o país, e do papel crucial que o sector privado pode desempenhar, com os seus meios técnicos e recursos, no apoio aos esforços nacionais para a promoção da saúde e da protecção dos direitos da criança”, disse o Representante Adjunto do UNICEF interino, Emanuele Capobianco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 28 de Março de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: