Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Vale abre clínica da noite

A companhia mineira brasileira Vale, no contexto do seu programa de responsabilidade social, em parceria com o Governo províncial de Tete e outros parceiros na luta contra o HIV/SIDA, acaba de abrir uma "clínica da noite" na região de Moatize, informa a agência AIM.

Para a construção das instalações, a Vale investiu cerca de seis milhões de meticais numa parceria público-privada que conta ainda com participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através do Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva (CISR).

Um comunicado da Vale, recebido pela AIM, destaca que a USAID através da CISR dará apoio directo aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Moatize, no apetrechamento da clínica, formação do pessoal e na implementação de programas de prevenção e combate ao HIV/SIDA.

A clínica vai assistir principalmente camionistas, trabalhadoras do sexo e jovens atraídos pelas oportunidades de emprego naquela região, garantindo o aconselhamento e testagem do HIV, assim como o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Azélia Novela, Directora dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Moatize, mostrou-se satisfeita com os meios disponibilizados e reconheceu o esforço dos parceiros que se juntaram para melhorar as condições de atendimento dos cidadãos.

Ela referiu ainda que a clínica irá funcionar no período das 16 às 22 horas locais. "Habitualmente, atendemos 30 pessoas por dia, mas a partir de agora, com estas instalações, o número vai certamente aumentar", acrescentou.

Anteriormente, a clínica funcionava em dois pequenos contentores adaptados à função.

Localizada à entrada da Vila de Moatize, um emergente pólo de desenvolvimento económico com cerca de 40 mil habitantes, ao longo da Estrada Nacional número 123, a construção da clinica durou sete meses.

As novas instalações foram inauguradas pelo Governador da província de Tete, Ratxide Akyiamungo Gogo, em cerimónia presenciada pelo Director de Operações da Vale, Altiberto Brandão, e Mbate Matandalasse, em representação do Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva, e ainda Elsa da Barca, Administradora do Distrito de Moatize.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 13 de Março de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: