Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Navios voltam a atracar à noite no Porto da Beira

A circulação de navios no período nocturno volta a ser possível no Porto da Beira depois de cerca de 20 anos. O facto deve-se à melhoria do canal de acesso com a recente conclusão das obras de dragagem de emergência.
No entanto, o processo, que ainda decorre de forma condicionada, sobretudo por falta de sinalização nocturna, espera-se que venha a atingir a navegação de embarcações de grande dimensão durante 24 horas a partir do próximo semestre com a colocação no canal de acesso de novas bóias de iluminação e actuação de uma draga robusta em fase conclusiva de montagem na Europa.
Numa primeira fase, segundo o director executivo da Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique-Centro, Cândido Jone, os navios que transportam carvão mineral de Moatize e fazem o transbordo deste mineral nas embarcações de maior calado posicionadas no alto mar já navegam à noite, contrariamente ao tempo passado em que ficavam exclusivamente dependentes da maré do dia.
Falando ontem em exclusivo à Reportagem da nossa Delegação da Beira, a fonte assegurou que mesmo quando o tempo está mau, as referidas embarcações operam sem sobressaltos. Exemplificou que nos últimos quatro meses há navios que zarpam e atracam naquele complexo ferro portuário até 21.00 horas.
Contudo, para uma circulação permanente de navios no canal de acesso ao Porto da Beira, o Banco Europeu de Investimento já autorizou os CFM a utilizarem os 15 milhões de euros remanescentes da dragagem de emergência realizada em 2011 para a compra de bóias para iluminação, aquisição de instrumentos de navegação marítima e a reabilitação do Terminal dos Rebocadores.
Tudo isto, de acordo com Cândido Jone, acontece numa altura em que uma nova draga robusta construída na Lituânia por empreiteiros e fiscais de países nórdicos, concretamente da Dinamarca, chega ainda este semestre no Porto da Beira para garantir a manutenção da quota de menos oito metros de profundidade do canal de acesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 26 de Fevereiro de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: