Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

GALP descobre mais gás em Moçambique e acções disparam na Bolsa

A Galp Energia anunciou esta segunda-feira uma nova descoberta de gás natural na Bacia do Rovuma, no mar alto de Moçambique, onde a empresa portuguesa é a parceira do consórcio para a exploração da Área 4.
Em comunicado, a Galp especifica que a nova descoberta é no complexo Mamba, no poço de avaliação Coral 3, o oitavo poço consecutivo perfurado na Área 4.
As ações da Galp estão a subir 2,4% em bolsa para os 11,97 euros, sendo a empresa do PSI20 a registar a maior subida.
«Esta nova descoberta confirma o potencial da Área 4 de 75 biliões de pés cúbicos (tcf) de gás no jazigo, sendo que 27 estão em reservatórios exclusivamente localizados na Área 4», adianta a empresa.
O poço Coral 3 situa-se a uma profundidade superior a cinco quilómetros, sendo os primeiros dois quilómetros em águas.
A Galp refere que o poço «encontrou 117 metros de reservatório de gás natural em reservatórios eocénicos de elevada qualidade e aumentou os recursos da Área 4 em pelo menos 4 tcf de gás no jazigo».
Além disso, esta descoberta «provou a existência de comunicação hidráulica com o mesmo reservatório do Coral 1 e Coral 2, e confirmou a relevância da descoberta Coral, que agora se estima que contenha pelo menos 13 tcf de gás no jazigo em reservatórios exclusivamente localizados na Área 4».
A Galp acrescenta que o plano de trabalhos «inclui a perfuração do poço de avaliação Mamba South 3, com o objetivo de avaliar o potencial total das descobertas do complexo Mamba, antes de retomar a perfuração de poços de exploração, no setor sul da Área 4».
A Galp Energia detém uma participação de 10% no consórcio que explora a Área 4, cabendo 70% à Eni (operadora), 10% à KOGAS e 10% à ENH.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 26 de Fevereiro de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3.158 outros subscritores

Arquivos