Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Vista Alegre abre loja em Maputo com Mia Couto e Chichorro

A Vista Alegre (VA), uma das principais produtoras mundiais de porcelana e cristal no segmento premium, inaugura no dia 21 de Fevereiro, 5ª feira, às 17 horas, a sua primeira loja em Moçambique, situada no Centro Comercial Interfranca, Av. 24 de Julho, 1550, 1º andar, loja 1F, em Maputo.

Este evento contará com a presença do Ministro da Cultura de Moçambique, Armando Artur João, do Embaixador de Portugal em Moçambique, Mário Godinho de Matos, e do escritor moçambicano Mia Couto.

Fundada em Portugal em 1824, a VA combina tradição e modernidade de forma única, produzindo peças em colaboração com os mais destacados criadores internacionais, entre os quais Carsten Gollnick, Sam Baron, Karim Rashid, Joana Vasconcelos, Brunno Jahara, Roberto Chichorro e Christian Ghion, entre muitos outros que contribuem para manter a marca na vanguarda da produção de porcelana e cristal. Dentro desse espírito de constante inovação, a VA estabeleceu recentemente uma parceria com a Christian Lacroix Maison, nome de referência na moda e na decoração, que resultou na criação de quatro luxuosas coleções de porcelana.

Desta forma, a VA coloca uma longa experiência e sabedoria, traduzida no trabalho meticuloso dos seus artesãos e nos mais rigorosos processos de fabrico, ao serviço das últimas tendências de tableware, decoração e hotelware, um segmento no qual a marca tem vindo a investir expressivamente, em colaboração com chefs de renome internacional, servindo os melhores restaurantes e cadeias hoteleiras mundiais.

Diversas casas reais europeias, incluindo a britânica, a espanhola e a holandesa, as presidências dos E.U.A., do Brasil e de Portugal, inúmeras embaixadas, entre as quais as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais e personalidades de todo o mundo elegem os serviços VA, reconhecendo os elevados padrões de elegância e funcionalidade que têm merecido à marca diversas distinções da prestigiada organização Superbrands.

Mar Me Quer em destaque na inauguração

No evento de inauguração da nova loja será também apresentada a jarra Mar Me Quer, uma celebração da Lusofonia resultante da parceria criativa entre Mia Couto e Roberto Chichorro. Uma peça inserida na coleção 1+1=1, uma das mais recentes iniciativas artísticas da marca, que sublinha a união histórica da marca Vista Alegre à cultura.

Mar Me Quer foi a obra que Mia Couto escreveu em 1998 e que escolheu imortalizar nesta coleção da Vista Alegre.

Para transpor a barreira das palavras, traduzindo-as plasticamente em porcelana VA, o escritor convidou o pintor moçambicano Roberto Chichorro. Assim nasceu a segunda peça da colecção 1+1=1, Mar Me Quer, exemplar de notável valor artístico numa edição limitada a 1000 exemplares, acompanhada por uma edição especial do livro que lhe serviu de mote e inspiração, reeditado exclusivamente para a Vista Alegre pela Caminho, com ilustrações de Chichorro.

Curioso como as artes confundem fronteiras e se confundem nas fronteiras inventadas por outros. Quando escrevi a novela Mar Me Quer fui visitado por canções e pinturas de outros artistas. O que se passa agora, mais do que uma década depois da publicação de Mar Me Quer, é que a criação e a criatura de Chichorro para a Vista Alegre se materializaram na minha escrita e vieram vestir um corpo que era feito apenas de palavras. Agradeço à Vista Alegre pela iniciativa. E agradeço ao Chichorro pelo diálogo e cumplicidade”, diz Mia Couto a propósito desta peça.

Chichorro segue-lhe o raciocínio e responde: “Nunca tinha pensado nas artes a confundir fronteiras, como diz, com toda a razão, Mia Couto. Penso que as artes desfazem fronteiras.”

Sobre a Colecão 1+1=1

1+1=1 é um projeto lançado pela VA com o objetivo de distinguir a excelência na produção artística, unindo universos artísticos distintos. As peças criadas resultam da colaboração entre dois autores consagrados de áreas culturais diversas, entre as quais a literatura, a pintura, o cinema, a moda e o design, que veem as suas criações consagradas na arte em porcelana da Vista Alegre, em edições limitadas de 1000 exemplares.

Sobre a Vista Alegre

A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada há 189 anos em Ílhavo, no distrito de Aveiro, Portugal. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesas, adquirindo uma notoriedade internacional ímpar.

Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro de elevada qualidade, feitos à mão), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.

Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações representativas do capital social da Vista Alegre Atlantis.

A VA conta com cerca de 1500 colaboradores e efetua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região centro de Portugal.

A empresa, líder no mercado ibérico, é um dos principais produtores internacionais de porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria, fabricando cerca de quinze milhões de peças por ano e exportando para mais de sessenta países.

Além de serem escolhidas por personalidades como a Rainha Isabel II de Inglaterra, a Rainha Beatriz da Holanda e o Rei Juan Carlos de Espanha, e de marcarem presença em inúmeros contextos de prestígio, peças Vista Alegre são exibidas em alguns dos mais notáveis museus mundiais, entre os quais o Metropolitan Museum of Art (MoMA), em Nova Iorque.

Entre as caraterísticas distintivas da VA, e uma clara vantagem competitiva, conta-se a possibilidade de customizar tableware e giftware para empresas ou particulares, permitindo assinalar uma ocasião especial com peças personalizadas de alta qualidade, através de encomenda direta à marca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 21 de Fevereiro de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: