Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Moçambique cai no Índice de Liberdade Económica

Segundo a 19.ª edição do Índice da Liberdade Económica divulgado pelo instituto de investigação norte-americano, Heritage Foundation,sobreliberdade econômica, Moçambique é 2,1 pontos pior do que no ano passado, com deteriorações em sete das 10 liberdades económicas, incluindo a liberdade de comércio, liberdade de investimento, e o controle dos gastos do governo.

De acordo com o relatório da Heritage Foundationsobreliberdade económica, Moçambique ocupa a posição 123 (de um total de 177) com uma pontuação total de 55 numa classificação de 1 a 100.

Moçambique está em 22 dos 46 países da região da África Subsariana, e a sua pontuação global está abaixo da média mundial.

O instituto de investigação americano reconhece que, apesar de alguns progressos em anos anteriores, os controles estatais e deficiências institucionais prejudica gravemente o desenvolvimento do setor privado, e o país fica no crescimento da produtividade e expansão económica dinâmica. O fundamento da liberdade económica é frágil e desigual.

“Durante o segundo semestre de 2011, Moçambique voltou a exportar carvão pela primeira vez em 20 anos. No entanto, problemas estruturais, incluindo a gestão das finanças públicas e quadros legais pobres e subdesenvolvidos minam crescimento do setor privado. Políticas de comércio e investimento são reduzidas por interferência do governo na economia. Políticas fiscais arbitrárias a aplicação marginal de direitos de propriedade, e do Estado de Direito fraco têm impulsionado muitas pessoas e empresas para o setor informal”. Pode ler-se no relatório.
No que diz respeito aos países lusófonos, Cabo Verde tem a mais livre de todas as economias lusófonas com 63,7, o que a torna a 65.ª mais livre das 177 classificadas no índice de 2013 (mais 58 acima de Moçambique).

Moçambique, Brasil, Timor-Leste, Angola e Guiné-Bissau estão entre os 25 países com menor liberdade económica, conforme mostra índice o divulgado pela norte-americana Heritage Foundation.

A 19.ª edição do Índice da Liberdade Económica, realizado por aquele centro de pesquisa conotado com a direita conservadora dos Estados Unidos, em colaboração com o Wall Street Journal, indica que, em média, a liberdade económica no mundo aumentou apenas 0,1 ponto no último ano.

Segundo o índice, os EUA e a Irlanda, assim como a Guiné Equatorial, registaram cinco anos consecutivos de declínio da liberdade económica. Cada um destes países registou um declínio cumulativo de cinco pontos ou mais desde 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Janeiro de 2013 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: