Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Vale concretiza importantes metas em Cateme

A Vale Moçambique em coordenação com a Electricidade de Moçambique iniciou a electrificação da vila de Cateme, com a mobilização de todo o equipamento para o início da montagem de mais de 800 postes e de 35 km de linhas de transmissão para sistemas de iluminação, após o contrato assinado em Junho por estas empresas. As obras de electrificação, avaliadas em US$ 1.7 milhão de dólares, vão consistir no aumento da rede de distribuição por todas as ruas da povoação de Cateme, incluindo a facilitação da ligação entre as residências. A conclusão desta etapa está prevista para Fevereiro de 2013.
De acordo com Ricardo Saad, Director da Vale em Moçambique, esta acção reforça o compromisso da empresa em aprimorar o seu relacionamento com as comunidades locais. Saad referiu ainda que a Vale tem agido para além da gestão dos impactos das suas operações e projectos, contribuindo voluntariamente e através de parcerias com o Governo e a sociedade para o desenvolvimento local.
Paralelamente à electrificação, a Vale Moçambique mobiliza neste momento o inicio dos trabalhos para a implantação de um sistema interligado de abastecimento e distribuição de água para a vila de Cateme. Esta é uma acção subsequente à manutenção realizada no sistema de captação, armazenamento e distribuição já implantado no primeiro semestre de 2012. A manutenção incluiu a substituição dos depósitos de água e de torneiras em todos os fontanários, no âmbito da reestruturação do sistema de abastecimento de água no Bairro 25 de Setembro e na vila de Cateme.
De recordar ainda, que decorre desde meados de Outubro o inicio da construção de aproximadamente 8,5 Km de asfalto, estrada que ligará a rodovia da EN7 à povoação de Cateme, incluindo os sistemas de drenagem de águas ao longo da referida estrada. As obras devem terminar em meados do próximo ano e estão orçadas em cerca de US$ 7 milhões de dólares.

Desenvolvimento Social

A Vale Moçambique em conjunto com uma comissão de reassentamento composta por representantes das Direções Provinciais de Recursos Minerais, Coordenação para Ação Ambiental, Obras Públicas e Habitação e de Agricultura, respectivamente, para além do Administrador do Distrito de Moatize, Presidente do Conselho Municipal da Vila de Moatize e da Secretária Permanente do Governo da Província de Tete, que presidiu a Comissão, contando com o suporte de uma consultoria especializada, traçaram durante a fase do estudo de viabilidade do Projecto Carvão Moatize, ao longo de três anos de amplas discussões com as comunidades e estudos específicos, um Plano de Acção de Reassentamento das famílias que viviam nas áreas com previsão de actividades industriais dentro da área de concessão mineira.
O processo de mudança das famílias foi finalizado em Agosto de 2010, dando início ao programa de pós-ocupação e implementação do programa social. A Vale empenhada no desenvolvimento de acções de apoio a essas famílias, em conjunto com as esferas governamentais, para atender às demandas das comunidades reassentadas, assinou com o Governo de Tete em 2012, um Memorando que prevê o estabelecimento de mecanismos de intervenção conjunta para a melhoria das condições de vida das populações reassentadas nas povoações de Cateme e Bairro 25 de Setembro.
Ao abrigo deste Memorando a Vale está a proceder à reestruturação e manutenção de infra-estruturas e serviços de água e electricidade e à reabilitação de habitações. Paralelamente, estão a ser implementados programas de auto sustento e de rendimento na área de agricultura, está a ser aumentada a capacidade na prestação dos serviços de saúde, bem como implementados programas de formação técnica e profissional de curta duração e realização de estágios profissionalizantes para estudantes das escolas públicas das respectivas povoações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 12 de Novembro de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: