Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Investimentos mudam Nacala

O fluxo de investimentos canalizados para a cidade de Nacala, na província de Nampula, está a mudar aquela área que, a pouco e pouco, tende a se tornar numa referência em matéria de crescimento económico.
Dados recentes indicam que, nos últimos três anos, Nacala-Porto atraiu investimentos no valor de 400 milhões de dólares norte-americanos para a implantação de 46 projectos, dos quais 25 já estão operacionais. A implementação dos referidos empreendimentos já proporcionou a criação de 1350 mil novos postos de emprego, para além de oferecer oportunidades a mais novos investidores no âmbito da Zona Económica Especial (ZEE), por sinal a primeira criada no país.
O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nacala-Porto, Chale Ossufo, considera a zona como o pulmão económico da região norte, cujas potencialidades portuárias estão a atrair mais investidores de diversas partes do mundo.
Reconheceu que a implantação da Zona Económica Especial, apanhou os nacalenses em contrapé, daí que as primeiras oportunidades de emprego criadas pelos investidores não foram absorvidas pela classe média laboral, mas sim por carpinteiros, pedreiros, electricistas, canalizadores sendo que os jovens que esperavam a sua absorção não tiveram essa sorte porque os projectos implantados necessitavam de mão-de-obra qualificada e especializada.
Apontou o facto de a maioria parte das pessoas formadas e que procuram oportunidades de emprego nas empresas que abrem em Nacala terem sido a nível do Ensino Secundário Geral em detrimento do Ensino Técnico-Profissional, havendo por isso, acções previstas para que algumas instituições se responsabilizem pela formação da sua mão-deobra, como sucede com a Oldebrech empresa que está a construir o novo aeroporto internacional e a Vale Moçambique que pretende construir um terminal de carvão mineral.
“Mesmo assim, a nossa cidade conheceu nos últimos três anos, um crescimento assinalável, onde destacamos o aumento da capacidade da cobertura de 12 por cento para os actuais 55. Reconhecemos que ainda falta muito neste aspecto, por isso estamos num processo de reabilitação e ampliação da barragem e da rede do sistema de abastecimento de água”, apontou o edil de Nacala.
Ainda no que diz respeito ao abastecimento de água aos residentes, o edil fez saber que foram construídos 280 fontanários para abastecer um universo de 94 mil munícipes, para além de efectuar sete mil novas ligações domiciliárias da rede pública que garante o consumo de água potável a mais de 37 mil habitantes. No entanto, apontou os bairros de Mahelene, Lile, Mupeta, Naphuza, Matola, Locone, Janga1 e Janga2 como sendo os que ainda enfrentam problemas relacionados com o abastecimento regular de água.
Num outro desenvolvimento, Chale Ossufo, afirmou que em face do crescimento habitacional que a cidade de Nacala está a conhecer com implantação de muitas infra-estruturas na sua maioria destinadas para indústrias, a edilidade criou sete zonas de expansão reservadas à construção de residências e instituições de carácter social ou económico.
“Temos reservado um espaço para atribuir a todas universidades que têm extensões aqui em Nacala para construírem os seus campus e neste preciso momento, estamos a instalar as redes de abastecimento de água e fornecimento de energia eléctrica, na perspectiva de criar atractivos para quem quer residir nestas zonas”, salientou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Setembro de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: