Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Gaza ganha com turismo doméstico

A cada dia que passa, os moçambicanos parecem ganhar consciência do potencial turístico que o seu país oferece. Segundo o director provincial do Turismo de Gaza, Roque Silva Manuel, nos anos de 2008 e 2009, a diferença entre o número de turistas nacionais e estrangeiros era muito grande, sendo que dos 25 mil turistas que visitavam a província apenas três mil (12 %) eram nacionais.

Actualmente, a situação melhorou substancialmente. O número de turistas domésticos cresceu e, em termos indicativos, dos cerca de 68 mil turistas que afluíram à província de Gaza em 2011, 50% eram turistas nacionais. Por outro lado, os moçambicanos têm sido os primeiros a fazer reservas e a ocupar espaços nas estâncias turísticas, e cerca de 70% dos turistas que afluem à província de Gaza – em ‘períodos de pico’ do turismo – são moçambicanos.

Em períodos de pico, cerca de 70% dos turistas são moçambicanos. Portanto, os moçambicanos passaram a ganhar gosto pelo turismo. Mas isto não caiu do céu, é fruto de um trabalho que temos estado a fazer para que os moçambicanos também usufruam das grandes potencialidades e oportunidades que o país oferece», referiu Roque Manuel, o director provincial do Turismo de Gaza.

Entretanto, o mesmo dirigente reconhece que um dos grandes constrangimentos que o sector enfrenta passa pela questão da qualidade de serviços prestados. Por essa razão, além do esforço envolvido na construção de novas infraestruturas e no sentido de captar investimentos para o sector do turismo, o desafio agora deve passar também por trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de serviços, não só nas estâncias turísticas mas também nos serviços que são prestados ao turista desde o local de desembarque ao local do alojamento.

Nesse contexto, está-se a trabalhar em parceria com a Migração, as Alfândegas, a Polícia de Trânsito e com a própria Comunidade, de modo a que compreendam que também os residentes desempenham um papel importante na arte de bem-receber os turistas. E este trabalho ou esforço estende-se igualmente aos operadores turísticos, no sentido de criar neles uma mentalidade em prol da necessária profissionalização do sector.

«Um dos problemas que tínhamos passava pela falta de escolas de formação para “saber fazer”, porque infelizmente a maior parte das instituições de ensino que temos no país são de formação mais formal, como a Escola Superior de Hotelaria e Turismo em Inhambane e a pessoa formada tem dificuldades de entrar no restaurante e saber servir, saber receber», revelou Roque Silva.

Como forma de solucionar o problema, foi construída na praia do Bilene uma escola de formação em hotelaria e turismo, em parceria com o sector privado, com a missão de ensinar os formandos a saber atender e a receber o turista de forma adequada e profissional.

Investimento no sector dispara

Um dos grandes esforços que o governo da província de Gaza e o sector de turismo têm estado a desenvolver é no sentido de atrair investimentos para o sector de turismo na província. E estes investimentos provêm tanto de empresários estrangeiros como de nacionais.

De acordo com o director provincial do Turismo de Gaza, Roque Silva Manuel, o nível de crescimento anual que a província de Gaza tem estado a registar, em termos de infraestruturas turísticas, atinge os cerca de 10 por cento nos últimos quatro anos. Facto que mostra até que ponto a província de Gaza está a revelar-se uma preferência em termos de investimentos turísticos.

Cerca de cinco mil milhões de meticais foram investidos no sector turístico, em 2010, na província de Gaza, dos quais dois mil milhões estão a ser aplicados em construções de raiz de novas infraestruturas turísticas, incluindo restaurantes, enquanto os restantes três mil milhões se destinam à recuperação, ampliação e modernização de estabelecimentos já existentes.

«Houve uma altura em que esta província era quase um corredor para os turistas que iam às praias da província de Inhambane, mas agora é um destino turístico, e acredito que vai continuar a sê-lo nos próximos anos», referiu Roque Silva.

A maior parte dos projectos aprovados, em 2010, localizam-se nas praias de Chidenguele, cidade do Xai-Xai e no Bilene, sendo que nesta última localidade se desenvolve um turismo de alta qualidade, atraindo visitantes de praticamente todos os quadrantes do mundo.

Em 2010, a província de Gaza, que conta neste momento com 2.887 camas, recebeu mais de 60 mil turistas nacionais e estrangeiros, o que representou um acréscimo de 12 mil em relação a 2009 e uma receita de 116 milhões de meticais, ou seja, mais 11 milhões do que em 2009.

Em 2010, havia 165 estabelecimentos turísticos. Em 2011, houve um crescimento para 175 estabelecimentos, o que se reflectiu também no número de hóspedes com um aumento de cerca de 15 mil em relação a 2011 e de 25 mil turistas em comparação com os dois últimos anos. Por outro lado, o montante de 9.900 milhões de meticais em termos de fluxo de investimento privado resultou na abertura de oito novos estabelecimentos turísticos, em 2011.

Roque Silva mostra-se extremamente satisfeito pelo facto dos investidores moçambicanos também estarem a aderir aos negócios de âmbito turístico, e sublinha que é um sinal de que estes começam a acreditar que também podem fazer a diferença investindo no sector. Exemplos dessa aposta no turismo são alguns projectos de empresários nacionais bem sucedidos nas praias do Bilene e em Chidenguele. Segundo o mesmo, a combinação do investimento estrangeiro com o nacional faz com que se crie uma dinâmica e uma competitividade extraordinária face ao produto turístico que se pretende que Gaza ofereça.

Arsénia Sithoye [in Revista Capital de Setembro]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 19 de Setembro de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: