Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Gazeda constrói edifício multi-usos em Nacala

O governo moçambicano através do Gazeda (Gabinete da Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado), investiu pouco mais de 61 milhões de meticais para construir na Zona Económica Especial de Nacala, um edifício multi-uso de raiz que vai operar como um Balcão de Atendimento Único (BAU), onde vão ser aglutinadas instituições tais como
Autoridade Tributária, Conservatória dos Registos, Migração e outras áreas de actividades que possam facilitar as operações dos investidores nacionais e estrangeiros.
De acordo com Branquinho Nhombe, Delegado do Gazeda em Nacala, disse ao nosso jornal que com a entrada em funcionamento deste edifício que já foi inaugurado recentemente pelo presidente da República e que se situa nas imediações do futuro aeroporto internacional em construção, os homens de negócios que pretendam investir na Zona Económica Especial, não terão que se deslocar para outros locais distantes na obtenção da sua documentação.
“Construímos este edifício com o objectivo de criar condições facilitadas aos investidos nacionais e estrangeiros e como prova do nosso comprometimento em alimentar estas facilidades aos investidores, todo o investimento feito para o efeito é do governo moçambicano. Todo o investidor pode adquirir aqui todas as licenças inerentes as actividades que pretenda desenvolver nesta ZEE”, apontou Branquinho Nhombe.
Importa referir que o Gazeda desde a sua criação já incentivou a instalação de 39 empresas que investiram em cerca de pouco mais de 390 milhões de dólares americanos entre Setembro de 2010 a finas do ano passado em Nacala-Porto o que até certo ponto, iniciou o processo de desenvolvimento daquela região que detém um dos maiores portos do mundo de águas profundas, aliado ao facto de reduzir a pressão fiscal sobre os investidores que recebem alguns incentivos.
Recentemente, durante a realização da primeira conferência internacional da ZEE, organizado pelo Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado havido em Nacala foi promovido um projecto turístico para a construção de uma cadeia com 40 hotéis, um projecto que será implementado num período de dez anos, em cinco fases, uma iniciativa que se espera venha criara duzentos mil postos de trabalho.
Este projecto de estância turística, vai se comparar a grandes destinos turísticos mundiais como Veneza, Miami, Marbella, entre outros, será erguido no posto administrativo de Matibane, no distrito turístico de Mossuril, na província de Nampula, num investimento estimado em dois biliões de dólares, a serem investidos em 95 por cento pela BW – grupo sediado em Málaga, Espanha – e outros cinco pelo Estado moçambicano, através do Instituto Nacional de Turismo.
Em Nacala-Porto, durante a referida conferência internacional, foram apresentados o projecto e os detalhes do investimento pelo director de Investimentos do INATUR, Mário Ernesto Sevene, durante a primeira conferência de investidores da Zona Económica Especial de Nacala.
Foi dado a conhecer, na ocasião, que em Dezembro do ano passado a BW assinou um contrato de investimento com o governo ao abrigo do qual há um período de dezoito meses, que termina em Julho do próximo ano, para realização de estudo de impacto ambiental e de viabilidade aprofundado, que se segue aos estudos realizados pelo governo. A fonte esclareceu que os estudos não condicionam o arranque do projecto, mas sim o aprofundamento de detalhes técnicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 14 de Setembro de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: