Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Modelo de Negócios Inclusivos é promovido entre as «100 Melhores PME» de Moçambique

Encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio «100 Melhores Pequenas e Médias Empresas (PME)» de Moçambique. O lançamento oficial do Concurso decorreu na passada quinta-feira, 23 de Agosto, em Maputo, e contou com as intervenções do ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, do presidente do Conselho de Administração (PCA) do grupo Soico, Daniel David, e do director interino da SNV (Organização Holandesa de Desenvolvimento), Augusto Razulo, num evento que envolveu representantes de organizações públicas e privadas nacionais.

«100 Melhores Pequenas e Médias Empresas» é uma iniciativa promovida pelo grupo Soico e pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME), contando com o apoio da SNV, do BCI e da BDO.

O prémio vai distinguir qualitativamente as empresas do segmento, e vai contar com três principais categorias: «PME do Ano», «PME Inovador» e «PME Inclusiva», sendo esta última patrocinada pela SNV. Ao mesmo tempo, haverá a distinção de empresas com os Prémios «PME Fornecedora do Estado», «PME Mulher Empreendedora» e «PME Empreendedorismo Jovem».

A iniciativa pretende, no fundo, seleccionar as 100 melhores PME, premiando a qualidade, estimulando a inovação e incluindo os moçambicanos no processo de desenvolvimento social.

SNV atribui Prémio ‘Melhor PME inclusiva’ e lança o Conselho de Negócios Inclusivos

Analogamente à iniciativa, pretende-se disseminar o modelo de Negócios Inclusivos a cerca de 28 mil PME no País, através da Comunicação Social; estimular e promover as práticas dos Negócios Inclusivos e providenciar assistência técnica às melhores PME identificadas no âmbito do projecto. Um modelo de negócio onde os empresários são motivados a incluir as comunidades locais no seu core business.

Ainda no âmbito do concurso «100 Melhores PME», a SNV patrocina o prémio «Melhor PME Inclusiva», que consiste numa viagem à América Latina para a troca de experiências; na assistência técnica prestada pela SNV; na elaboração de um plano de negócio inclusivo e no apoio à obtenção de financiamento.

A ideia é criar um mecanismo de suporte e acompanhamento ao desenvolvimento de negócios às empresas vencedoras do concurso, que auxilie na redução de riscos; facilite o acesso ao crédito e encoraje as melhores práticas de negócio.

Por outro lado, a SNV, juntamente com os seus parceiros e líderes do sector privado, vai lançar em breve o Conselho de Negócios Inclusivos como forma de garantir o desenvolvimento e a coordenação de políticas e estratégias pró-Negócios Inclusivos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 28 de Agosto de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: