Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Vale Moçambique recebe escolas na Mina de Moatize

A Vale Moçambique recebeu estudantes e professores da Escola Secundária de Cateme na mina de Moatize, na província de Tete, na última semana. Eles acederam ao convite formulado pela empresa, no âmbito do Programa de Visitas Escolares, implantado em Março deste ano.
Para o gerente de Desenvolvimento Social da Vale Moçambique, Abdul Adamo, a intenção é levar crianças e jovens para conhecer a mina e despertar neles o interesse pelo projecto. “Ao conhecer as máquinas, equipamentos e operações da mina, eles também podem transmitir estas informações aos colegas e à comunidade”, enfatizou Adamo.
Até o momento, dez escolas da região de Tete já participaram do programa, que a princípio tem como foco as escolas da área impactada pela mina, mas que deverá ser extendido para instituições de outras regiões de Moçambique.
Para o Director da escola, Mário Wilson Vive, a visita é importante porque abre o horizonte dos estudantes, permitindo que, principalmente aqueles da região possam compreender a importância da exploração de recursos minerais para a província e para o país.
Mário Vive acrescentou que se trata também de satisfazer a curiosidade dos jovens, afinal “eles ficam inclinados em conhecer a mina, porque esta é uma empresa grande que pode oferecer muitas oportunidades de emprego em Tete”.
Alunos e professores tiveram a oportunidade de observar como é feita a exploração do carvão, as modalidades de processamento, a quantidade produzida e a selecção dos diferentes tipos do produto.
A estudante da 11ª classe da Escola Secundária de Cateme, Felícia Notice, ficou entusiasmada. “Ao saber que existem, mesmo ao nosso lado, máquinas tão desenvolvidas e classificadas como maiores em África, faz-me sentir orgulhosa. Gostaria de um dia poder trabalhar nesta empresa”.
Esta motivação é partilhada pelo Director de Operações da Vale Moçambique, Altiberto Brandão, que salientou a importância de despertar nos estudantes o desejo de se juntarem às operações da empresa, acreditando que no futuro, eles possam fazer parte do quadro de funcionários.
O programa inclui, entre outras actividades, visitas ao mirante principal, de onde se tem uma panorâmica de toda a planta de carvão, e ao mirante da mina, para mostrar o carvão e o camião fora de estrada 797 de perto. O veículo é o maior em África, com capacidade para 400 toneladas.
No primeiro semestre deste ano, mais de 700 pessoas visitaram a Mina de Carvão de Moatize, entre empresários, ONG´s, escolas, instituições privadas e governamentais. O Programa de Visitas Escolares acontece às sextas-feiras, com grupos de 20 a 30 pessoas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 26 de Agosto de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: