Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Janela Única Electrónica: Malawi colhe experiência moçambicana

Uma delegação das alfândegas do Malawi esteve em Maputo, semana passada, com o objectivo de acordar mecanismos de conectividade entre os dois países, com vista a garantir a troca de informação eficiente e controlo do trânsito de mercadorias de comércio externo. A visita, que decorreu durante três dias, permitiu ainda adquirir a experiência de Moçambique, no concernente à implementação de sistemas modernos de desembaraço – Janela Única Electrónica, JUE.
Para o efeito, foi organizado um encontro, durante o qual esteve em debate a possibilidade de cooperação em relação à circulação de mercadorias na região, bem como o processo de modernização das alfândegas em vigor no nosso País, através da introdução do sistema JUE.
No referido encontro, a equipa moçambicana de implementação do sistema da Janela Única Electrónica fez a apresentação do projecto já em pleno funcionamento nos três principais portos do País, nomeadamente Maputo, Beira e Nacala, incluindo a Alfândega de Tete.
Durante o encontro, Shadric Namalomba, representante das alfândegas do Malawi disse o seguinte: “Nós acreditamos que a experiência de Moçambique em relação ao funcionamento da Janela Electrónica é uma realidade e queremos aproveitar este momento para aprender os passos necessários para a introdução deste sistema no Malawi”.
Moçambique é um dos países pioneiros na implementação do sistema, tendo por objectivo facilitar o comércio externo e melhorar a integração regional entre os países da SADC.
“Há necessidade de Moçambique partilhar a sua experiência com os países vizinhos, de maneira a que o sistema seja implementado na sua plenitude e, consequentemente, evitarmos problemas de conectividade entre os sistemas informáticos aduaneiros” – disse, por seu turno, o chefe da Divisão de Cooperação Internacional, da Autoridade Tributária de Moçambique, Gimo Jone.
O projecto da Janela Única Electrónica funciona em algumas partes do mundo, sendo que em África três países contam com este tipo de serviços, nomeadamente Gana, Madagáscar e Moçambique.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 13 de Agosto de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: