Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Gorongosa projecta exploração de águas termais

A direcção do Parque Nacional de Gorongosa (PNG), em Sofala, em coordenação com o Governo distrital e um grupo empresarial do ramo turístico, projecta a exploração das águas quentes localizadas no povoado de Bue Maria, na localidade de Púnguè, em Nhambita.

Segundo o administrador do PNG, Mateus Mutemba, já foi feita a auscultação às comunidades locais e contactada a referida empresa para a efectivação de estudos complementares para a realização da iniciativa no âmbito do desenvolvimento turístico em curso.

«Já fizemos a primeira auscultação das comunidades de Nhambita, que se mostram entusiasmadas com a iniciativa depois de nos termos aconselhado com o Governo distrital de forma a viabilizarmos este projecto que, a par de outros, possa estar ao serviço do turismo’», disse Mutemba.

Acrescentou ainda que o PNG espera que haja na comunidade de Nhambita um contributo significativo no desenvolvimento turístico que já é uma realidade.

O que se pretende, segundo o administrador do PNG, é fazer com que o operador estabeleça no local um SPA onde se possa fazer massagens a par de outras actividades que vai implementar, nomeadamente acomodação, caminhadas, exploração turística do rio Púnguè, entre outras actividades.

«O que pretendemos é que o local seja aproveitado em simultâneo com outros locais turístico onde os visitantes vão desfrutar das águas quentes, que constituem grande beleza da humanidade» – disse o administrador do PNG.

Apesar de não ter sido revelado o nome da empresa interessada na exploração das águas termais de Bue Maria, sabe-se que esta possui vários interesses turísticos no país, sobretudo na província de Inhambane.

As águas termais de Nhambita encontram-se numa encosta na zona tampão do Parque Nacional de Gorongosa. Mesmo as comunidades locais consomem a água quente tirada de um furo ali estabelecido que para o efeito deixam-na 24 horas para arrefecer.

Mesmo no período chuvoso as águas misturam-se com a outra (fria), mas mantém a sua temperatura. Outro dado curioso é que na época de Verão a água tem maior temperatura, o que faz com que o peixe existente fique retido numa possa entre as encostas, saindo só no tempo chuvoso, altura em que o caudal das águas é maior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 30 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: