Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Vale vai exportar carvão de Moçambique para a África do Sul

A companhia ArcelorMittal South Africa anunciou em Joanesburgo (África do Sul) que está a negociar com as multinacionais brasileira Vale e a anglo-australiana Rio Tinto a possibilidade de importar carvão coque extraído em Moçambique, segundo as agências AIM e Reuters.

"Estamos a falar entre 300.000 a 400.000 toneladas da Vale este ano", disse William Nel, director geral para a área de ‘procurement’ e logística da ArcelorMittal South Africa, falando durante uma apresentação da sua empresa.

"Para o caso da Rio Tinto estamos a testar as amostras, se os testes forem efectivos nós vamos provavelmente considerar importar (carvão coque) a partir do próximo ano. A nossa expectativa é de importar cerca de 500.000 toneladas a partir do próximo ano", disse William Nel.

A Vale é uma das companhias mineiras que exploram carvão mineral em Moçambique, tendo iniciadas as suas exportações em Agosto do ano passado. Numa primeira fase, a Vale espera produzir em Moatize, na província central de Tete, cerca de 11 milhões de toneladas por ano.

Na segunda fase, prevista para 2014, essa capacidade será duplicada, devendo a produção atingir 22 milhões de toneladas.

Por seu turno, a companhia anglo-australiana Rio Tinto iniciou as exportações de carvão em Junho último, extraído nas minas de Benga, em Moatize, em Tete.

Até 2020, a Rio Tinto projecta extrair nas minas de Benga uma média anual acima de 50 milhões de toneladas de carvão, entretanto, condicionadas à óptima qualidade de infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias até ao campo de produção.

A avaliar pelo imenso potencial do jazigo do mineral de Moatize, a Rio Tinto e a operadora brasileira Vale Moçambique esperam exportar num futuro próximo mais de 100 milhões de toneladas de carvão, incrementando significativamente a balança de pagamentos e Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 29 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: