Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Moçambique vai ter mais três centrais eléctricas a gás natural

Três novas centrais eléctricas a gás natural deverão entrar em funcionamento até 2014 nas regiões de Ressano Garcia, província de Maputo, e de Chokwé, em Gaza, gerando cerca de 400 megawatts de energia eléctrica, de acordo com o diário Notícias, de Maputo.

Parte da energia eléctrica produzida pelas três centrais a gás natural vai ser injectada na rede nacional da Electricidade de Moçambique (EdM), mas o remanescente alimentará os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que, tal como Moçambique, debate-se com uma procura energética superior à oferta.

As três centrais juntar-se-ão à inaugurada na semana passada em Ressano Garcia, que tem como matéria-prima para o seu funcionamento o gás natural produzido em Pande e Temane, na província de Inhambane.

Construída pela firma escocesa Agrekko, a unidade agora em funcionamento gera 107 megawatts, 15 dos quais são usados pela EdM para reforçar a carga fornecida às três províncias do sul do país e os restantes 92 megawatts vão para a rede da Eskom, companhia sul-africana de electricidade.

Uma das duas novas centrais a ficarem na região de Ressano Garcia disporá de uma capacidade de produção de 160 megawatts e será construída ao abrigo de uma parceria entre a Electricidade de Moçambique (EdM) e o grupo petroquímico sul-africano Sasol.

A segunda, de 200 MW, será um investimento da Gigawatt, uma empresa moçambicana.

Por último, a central a ser construída no Chokwé, conhecida por Kuvaninga Energia Project, é um negócio da empresa norte-americana Enventure Partners a ser desenvolvido em parceria com o Investec Bank, um banco de investimento da África do Sul, com entrada em funcionamento prevista para o último trimestre de 2013. (macauhub)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 25 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: