Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Fraca adesão ao licenciamento de ‘chapas’ em Maputo

Reiniciou no inicio de Julho, o licenciamento de viaturas de 15 lugares para o transporte semi-colectivo de passageiros, vulgos “chapa”, na cidade de Maputo, entretanto, mas o acto regista uma fraca adesão por parte dos operadores.

A maior parte dos que se dirigem à Direcção Municipal dos Transportes e Trânsito vai-se informar sobre os requisitos necessários para a obtenção da licença, de acordo com a fonte competente. No momento do pedido da licença, os operadores devem apresentar, entre outros documentos, o seguro, a ficha de inspecção e o registo da actividade feito nas Finanças.

Apesar da fraca procura, Carlos Diante, director municipal dos Transportes e Trânsito, mostrou-se confiante na mudança do cenário nos próximos dias. Em duas semanas, apenas haviam sido emitidas 30 licenças, o que é nitidamente pouco. Contudo, o director advertiu que daqui a algum tempo a Polícia Municipal vai começar a “caçar” as viaturas sem licença.

A atribuição de licenças aos “chapa” de 15 lugares havia sido suspensa em Setembro de 2004. Na altura, o Município alegou que este tipo de viaturas concorria para o congestionamento do tráfego rodoviário e frequentemente violava as regras de trânsito. As autoridades invocaram ainda a necessidade de conferir uma maior comodidade e segurança aos passageiros.

Os “chapas” de 15 lugares foram igualmente banidos das rotas que ligam a Matola e Maputo.

Contrariamente ao que se esperava, Maputo continuou a acolher “chapas” daquele tipo, cenário que vem piorando desde 2008. Actualmente, estima-se que a capital tenha cerca de 700 “chapas”, dos quais volta de 200 são ilegais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: