Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Espectáculo de Salsa no Centro Cultural Brasil-Moçambique

Um espectáculo de Salsa com artistas colombianos vai realizar-se esta terça-feira, dia 24 de Julho, a partir das 18:30 horas, no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM). Trata-se da apresentação de um grupo de dança colombiano que vem a Moçambique a expensas da Embaixada da Colômbia, em Pretória, numa digressão intitulada “Salsa: um passo entre a Colômbia e a África Austral”.
Em parceria com a Embaixada do Brasil em Maputo, o grupo de dança Salsa – Swing Latino de Cali realizará um espetáculo com palestra explicativa daquela dança no CCBM e realizará ainda um workshop com artistas-dançarinos locais na quarta-feira, dia 25 de Julho. Este grupo já se exibiu noutros países da África Austral, como: África do Sul, Botswana e Namíbia.
O grupo é da Escola de Dança Swing Latino de Cali que foi fundada desde 1995, no bairro de San Pedro Claver, na cidade de Cali, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens de 11 aos 16 anos, que têm condições de alta vulnerabilidade, como juvenil, violência, desemprego, gravidez prematura, drogas nas escola, entre outros fenómenos sociais.
No ano de 1998, o diretor geral Luis Eduardo Hernandez, juntamente com a sua família e a liderança da comunidade, inicia um processo de sensibilização e divulgação, com base no folcore urbano e usando arte para ensinar a própria melhoria da organização comunitária, levando assim, a consolidação da Escola da Dança Swing Latino de Cali. Esta Escola tem vindo a trabalhar há mais de 15 anos com a Comunidade do Cali e alguns outros municípios da Colômbia, promovendo o espiríto artístico presente nas pessoas, usando a dança como meio de prevenção ou mudança social, convocando e organizando mais de 1000 jovens, que, através do tempo, tornam-se líderes e promotores do movimento da salsa na cidade, liderando o caminho para o ensino técnico que busca sua profissionalização e a criação de uma nova força de trabalho.
Este projecto foi confirmado como uma homenagem a esta cidade (Cali) que está claramente cheia de salsa, onde a inspiração da dança e estrutural coerência cênica da companhia da dança Swing Latino tem encontrado seus pilares e desta forma mostrando este ritmo para o mundo com todos os sabores de América Latina e Caribe para identificar todos os colombianos.
Este „passo Swing‟ ao ritmo da Salsa unindo povos da América Latina e da África Austral tem um simbolismo muito especial uma vez que está provado que a Salsa é um dança que nasceu a partir de uma ritmos africanos.
De acordo com o próprio prospecto que apresenta este grupo de dançarinos colombianos “o nascimento da Salsa não seria possível sem a influência de todos os elementos da cultura africana preservada e trazida pelos povos que foram levados à força de África para a América entre os séculos XVI e XVIII”.
Relativamente ao nascimento da Salsa sabe-se também que entre 1930 e 1950, o distrito espânico de Harlem, um bairro de Nova Yorque, foi o local onde diferentes ritmos das Caraíbas convergiram e que permitiram a emergência da Salsa nos anos 60.
E a Salsa chegou à Colômbia trazida por pessoas oriundas de outros países da região pelo porto da cidade de Buenaventura e dali irradiou-se por toda a Colômbia conquistando a própria capital Bogotá.
Actualmente, é praticamente uma dança nacional naquele país latino-americano, pois encontrou ali também uma enorme população afro-descendente que adoptou esse rirtmo e dança, expandindo-o.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: