Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Dia Verde foi comemorado no Jardim Tunduru

Mais de uma centena de citadinos participou, em Maputo, numa jornada de limpeza ao Jardim Tunduru, no âmbito do 1º Dia Verde, uma iniciativa da World Vision Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal da cidade capital.

Tratou-se de um evento que visou a promoção e preservação das zonas verdes como parte dos direitos e deveres de todos os cidadãos, e que contou com uma destacada participação do Standard Bank, na qualidade de patrono das celebrações do 125º aniversário da Cidade de Maputo.
Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, revelou que o processo de reabilitação do Jardim Tunduru deverá arrancar ainda dentro do corrente ano, através de parcerias envolvendo algumas empresas nacionais.
“Acaba de ser elaborado o projecto executivo, que irá determinar o tipo de intervenção e ser feita, incluindo a abertura de um restaurante no espaço do Jardim Tunduru”, indicou o edil de Maputo, frisando tratar-se de um projecto aberto a outros interessados.
“Em breve, será lançado o respectivo concurso para a execução das obras e a minha expectativa é que quando viermos aqui, para celebrar o segundo ano do Dia Verde, possamos encontrar algumas coisas melhoradas”, referiu David Simango.
Por sua vez, Chuma Nwokocha, director da Banca de Particulares, Pequenas e Médias Empresas do Standard Bank (patrono das celebrações do 125º aniversário da Cidade de Maputo), disse, na ocasião, que “para o Banco, ajudar a restaurar o Jardim Tunduru, património e pulmão de Maputo, é mais do que uma simples acção de patrocínio ou solidariedade”.
“Trata-se de uma acção de cidadania, razão pela qual mobilizamos os nossos colaboradores para se juntarem às diversas equipas de limpeza que estiveram aqui a trabalhar”, segundo realçou Chuma Nwokocha.
Por seu turno, a director nacional da World Vision, Gisla Dewey, referiu que a ideia do Dia Verde surgiu em Dezembro do ano passado, quando visitou o Jardim e viu o mau estado em que se encontrava, daí “mobilizarmos amigos e empresas, formando um movimento verde, com o objectivo de limpar os parques de Maputo”.
De referir que o Jardim Tunduru (antigo Jardim Vasco da Gama) foi idealizado em 1885 pela Sociedade Arboricultura e Floricultura e desenhado pela paisagista inglês Thomas Honney, que, na época, também projectou o jardim do rei da Grécia e do Sultão da Turquia.

One comment on “Dia Verde foi comemorado no Jardim Tunduru

  1. olamocambique
    9 de Julho de 2012

    Reblogged this on Olá Moçambique and commented:

    Dia Verde foi comemorado no Jardim Tunduru

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 9 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: