Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Artistas de todo o país prestes a ‘invadir’ Nampula

Começam a chegar este fim-de-semana à cidade de Nampula as delegações provinciais ao VII Festival Nacional da Cultura a ter lugar entre os dias 11 e 15 de Julho corrente. São cerca de 1500 artistas que vão estar em Nampula em representação das 11 províncias que fazem a divisão administrativa do país, sendo que cerca de 900 foram seleccionados das competições que marcaram a primeira fase do festival e o remanescente são convidados.

Os artistas idos das províncias serão alojados em três locais, nomeadamente na Escola Secundária de Muatala, Centro de Formação de Professores e no Centro de Acolhimento de Anchilo, onde foram criadas todas as condições logísticas necessárias, segundo garantias dadas pelo Gabinete Central do VII Festival Nacional da Cultura.

Também já estão criadas condições para a exibição dos artistas nos bairros de Muatala, Namicopo, incluindo nos recintos escolhidos a nível da zona cimento da cidade de Nampula.

Encontram-se em fase final os trabalhos de construção de palcos e reabilitação dos recintos localizados naqueles bairros.

Entretanto, sabe-se que todas as delegações provinciais deslocam-se à Nampula por via terrestre, facto visto como uma oportunidade de fazer o turismo e conhecer melhor os corredores do país. As delegações das províncias de Maputo e Maputo Cidade rumam para Nampula este fim-de-semana. Entretanto, sabe-se que hoje vão se despedir das respectivas governadoras.

Na cidade de Maputo o acto terá lugar às 9 horas, no gabinete de trabalho da governadora Lucília Hama, enquanto que à nível da província de Maputo a cerimónia terá lugar no Auditório Municipal (ex-Cinema 700) e será dirigida pela governadora Maria Elias Jonas.

De recordar que o VII Festival Nacional de Cultura que decorre sob o lema “Cultura Moçambicana, Orgulho Nacional na Manutenção da Paz”, pretende-se um evento que resgate a moçambicanidade, a auto-estima e a valorização das artes e cultura, promovendo os artistas e criadores, sublinhando as artes como aliado incontornável no processo de desenvolvimento nacional.

Na esteira da realização deste festival, Nampula é desde o passado mês de Abril capital da cultura pelo que passou acolher todos os eventos de natureza cultural do país.

É assim que a gala nacional de música ligeira, o “Ngoma Moçambique”, teve palco naquela urbe, acontecendo o mesmo com relação ao festival internacional do cinema documentário “Dokanema”, a feira nacional do livro e do disco, o seminário nacional sócio-cultural.

Bailado inaugural

Oitocentos artistas, entre jovens e adultos de ambos sexos seleccionados de diferentes grupos de dança da cidade de Nampula, participam sob batuta da conceituada bailarina e coreografa, Pérola Jaime, na preparação do bailado que vai inaugurar o festival.

A coreografia em montagem potencia as três danças representativas da província de Nampula, nomeadamente o tufo, a tropa e N’ssiripuiti, sem no entanto descurar a mistura com ritmos tradicionais de outras províncias do país, de forma a emprestar uma simbiose cultural diversificada tendo em conta o mosaico cultural existente em Moçambique.

Experiente nestas andanças, Pérola Jaime foi a responsável pela coreografia exibida na cerimónia oficial de abertura dos décimos jogos africanos havidos ano passado na cidade de Maputo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: