Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Apreciadores de vinho vão “saborear” mais de 50 marcas em Maputo

Apreciadores de vinho vão provar no dia 9 de Julho, num dos estabelecimentos hoteleiros da capital, Maputo, mais de 50 marcas de vinhos da Região Vitivinícola de Lisboa. Aliando a diversidade a uma qualidade internacionalmente reconhecida, os vinhos desta região exprimem o melhor que se faz em Portugal e se partilha com o mundo.

A região dos Vinhos de Lisboa situa-se na faixa costeira do centro de Portugal. Abarca uma área de vinha de aproximadamente 30 mil hectares, produzindo cerca de 20 milhões de garrafas de vinho certificados, além de aguardente, espumante e vinhos generosos. No total são nove denominações de origem – Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras – e ainda a indicação geográfica “Vinho Regional Lisboa”.

As principais castas brancas que dão origem a estes vinhos são o Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Seara-Nova e Vital. Entre as castas tintas que predominam o Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Tinta Miúda, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira.

A considerar ainda a contribuição de castas internacionais como o Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Syrah.

Aqui, os vinhos beneficiam de condições geológicas e climatéricas privilegiadas, reconhecida por muitos povos desde épocas anteriores à fundação da nacionalidade. Com o passar do tempo, o conhecimento e a tecnologia foram apurados e, hoje em dia, os vinhos da Região de Lisboa marcam presença frequente em feiras e eventos nacionais e internacionais. Têm sido acolhidos e reconhecidos em vários pontos do mundo, nomeadamente na Europa, África e América do Norte. Angola, Bélgica, Reino Unido, Escandinávia, Estados Unidos e Canadá são os principais destinos das cerca de 9,5 milhões de garrafas que anualmente são exportadas.

Moçambique é considerado também um dos mercados estratégicos para os Vinhos de Lisboa, estando actualmente a ser um País alvo de várias acções de divulgação e promoção por parte da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRLx). A CVRLx é uma associação regional, interprofissional, à qual compete controlar a origem, garantir a genuinidade e promover os produtos vitivinícolas com direito a Denominação de Origem e a Indicação Geográfica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: