Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

150 professores da primária formam-se em xadrez

Teve início, dia 2 de Julho, em Maputo, o primeiro curso de formação de 150 professores de xadrez, para leccionar em 104 escolas primárias na cidade capital, no âmbito do projecto de massificação do xadrez, financiado pelo Standard Bank.
O curso, promovido pela Academia de Xadrez da Matola, inclui ainda 15 jovens seleccionados em vários bairros da cidade de Maputo, para servirem de motivadores da prática do xadrez ao nível das suas zonas residenciais.
Para a prossecução deste projecto, que visa a massificação desta modalidade nas escolas primárias da cidade de Maputo, o Standard Bank disponibilizou à Academia de Xadrez materiais diversos como tabuleiros, livros, entre outros, que serão utilizados nas diversas fases do projecto.
Intervindo na cerimónia de abertura do curso, Alfredo Lemos, representante do Standard Bank, referiu que “mais do que cobrir uma lacuna no currículo das escolas públicas, o Standard Bank vê o projecto de massificação de xadrez nas escolas primárias como uma oportunidade para que mais moçambicanos tenham uma formação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento humano e intelectual”.
“A estes benefícios de inestimável valor, acrescenta-se o facto de o xadrez ser uma modalidade desportiva, através da qual as crianças poderão fazer uma ocupação saudável dos seus tempos livres”, afirmou Alfredo Lemos, realçando que “algumas escolas privadas da nossa cidade têm o xadrez no seu currículo, mas as escolas públicas, que são a maioria e acolhem o maior número de crianças, não têm”.
Por sua vez, Domingos Langa, director da Academia de Xadrez da Matola, disse que “queremos, na verdade, convencer o Ministério da Educação que o xadrez é uma disciplina muito importante no processo de ensino e aprendizagem, tendo a UNESCO aconselhado os governos a introduzirem esta modalidade desportiva na educação”.
O presente projecto, segundo realçou Domingos Langa, conta com o acompanhamento dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Juventude e Desporto e ainda o patrocinador Standard Bank.
Prevê-se que, entre os meses de Dezembro e Janeiro próximos, seja feita feita uma avaliação do projecto, para além de um campeonato envolvendo os professores de xadrez e alunos.

One comment on “150 professores da primária formam-se em xadrez

  1. Jose zeca jacinto tai
    19 de Setembro de 2012

    Foi bom pela oportunidade oferecida aos colegas. Gostaria que acontecesse o mesmo na minha provincia Inhambane, em particular Massinga. Sou dos apoixonados pela modalidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 3 de Julho de 2012 by in educação, responsabilidade social, Uncategorized and tagged , , , .

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: