Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

TEATRO: Gilberto Mendes é o mais conhecido e Lucrécia Paco é a preferida

Resultados de uma pesquisa desenvolvida recentemente pela empresa moçambicana de consultoria PCBCX – Consultoria de Marketing e Pesquisa de Mercado, revelam que apenas 20% da população residente na província e cidade de Maputo costuma ir ao teatro com alguma regularidade. 56 por cento dos indivíduos não costumam ir ao teatro por nítida falta de tempo, ao passo que a falta de oportunidade, a distância e as condições financeiras insuficientes são outros dos motivos indicados para justificar a não adesão dos inquiridos às peças teatrais. Por outro lado, são os indivíduos mais velhos os que apresentam uma maior propensão para não ir ao teatro.

Gilberto Mendes é o actor de teatro mais conhecido pela população residente, com 68 por cento. Lucrécia Paco e Adelino Branquinho são os actores que ocupam a segunda e a terceira posições neste ranking de notoriedade, com 24 e 22 por cento, respectivamente. É de destacar, no entanto, que cerca de um quarto da população residente não sabe indicar o nome de qualquer actor.

O mesmo estudo mostra que Gilberto Mendes é o actor preferido por 31 por cento da população residente na província e cidade de Maputo, seguido por Vasco Condo, Mário Mabjaia e Adelino Branquinho, com 7, 5 e 4 por cento, respectivamente. Ao mesmo tempo, Lucrécia Paco é a actriz preferida por 15 por cento da população, seguida pelas actrizes Cândida Bila e Joanette Rombe, com 9 e 6 por cento, respectivamente.

É importante referir que quase um terço da população residente na província e cidade de Maputo não sabe indicar o nome de qualquer grupo de teatro. Não obstante, em termos de grupos de teatro, o Gungu é o mais conhecido (63%) seguido pelo Mutumbela Gogo (41%). Gungu é também o preferido (49 por cento dos residentes), seguido pelo Mutumbela Gogo, apenas com 6 por cento.

Por último, e além de ir ao Teatro, passear, ver televisão e ler (jornais, revistas, bíblia ou outros livros) são as principais actividades de ocupação dos tempos livres dos inquiridos, com 18, 16 e 16 por cento, respectivamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 1 de Julho de 2012 by in cultura and tagged .

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: