Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Empresário nacional tem limitações para investir no turismo

O turismo é um sector que, à semelhança dos recursos naturais, é considerado um dos motores de desenvolvimento do País. Nas últimas semanas tem suscitado concorridos e acesos debates a nível nacional.
O economista e operador turístico Lucas Chachine falou do turismo de praia, o mais praticado em Moçambique, e diz que o Governo criou zonas especiais que estão a ser divulgadas para receberem investimento privado. Mas as vias de acesso a estes locais são uma verdadeira dor de cabeça. O que acontece neste momento é que “há aventureiros que penetram nestas zonas e destroem dunas e desenvolvendo uma actividade de pesca descontrolada”. Deste modo, Chachine propõe a existência de um trabalho coordenado na implantação de infraestruturas para garantir fácil acesso assim como a fiscalização.
Porque o empresariado nacional tem limitações financeiras para intervir nestas zonas, com potencialidades turísticas de nível internacional, corre-se o risco de serem objecto de investimento de grande capital e como “sabemos o investimento de grande capital é estrangeiro e haverá uma espécie de barreiras para a entrada de moçambicanos. Ou seja, está a abrir-se espaço para o investimento mas, ao mesmo tempo, criam-se dificuldades” destaca Lucas Chachine.
“Eu entendo que tem que haver muito cuidado. Através de uma instituição como o INATUR ou Mozaico do Índico, em algumas áreas de grande investimento deve haver abertura para que parte das acções seja detida por esse organismo à semelhança do que acontece no sector dos recursos naturais” observa Lucas Chachine.
Outra poposta do economista é a criação de zonas reservadas para o investimento nacional. Diz que esta seria uma forma inteligente de criar equilíbrio entre o investimento nacional e estrangeiro no sector do turismo.
“Daqui a 20 ou 30 anos, o empresariado nacional terá mais posses e nessa altura estas áreas estarão tomadas por estrangeiros e será difícil a nossa penetração”. (in Jornal de Negócios)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Junho de 2012 by in empresas, turismo and tagged .

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: