Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Turismo eleva contribuição em 2011 segundo Sumbana

O ministro do Turismo do nosso país, Fernando Sumbana, disse esta semana na vila de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, que o seu sector é dos que mais contribuíram, no ano passado, para a economia nacional, com 231 milhões de dólares, superando em 17.1%2525 os valores registados em 2010, que foram de 197.3 milhões de dólares.

Os dados a que se referia Fernando Sumbana, segundo reiterou, têm como fonte o Banco Central, mas que não incluem as receitas sem registo formal, como seja, o consumo de produtos nacionais e a compra de vários bens, por visitantes estrangeiros.

Sumbana que falava na abertura do IX conselho coordenador do seu ministério, que decorreu em Macimboa da Praia, disse que o turismo é igual a outros bens e produtos de exportação, argumentando que a diferença reside no facto de uns precisarem de sair do país para trazerem divisas e o turismo conseguir o mesmo sem necessidade de sair de Moçambique.

“Enquanto a madeira e outros produtos de exportação só depois de saírem de Moçambique é que temos as divisas, o turismo traz-no-las, sem sair, e tem a vantagem de podermos vender muitas vezes a mesmo produto, se é verdade que, por exemplo, um elefante pode ser visto muitas vezes e em todas elas ser-lhe paga a respectiva a taxa correspondente à razão porque determinado turista se deslocou ao nosso país”, explicou o ministro do Turismo.

Por outro lado, segundo o titular da pasta do Turismo, o produto que o turismo “exporta” tem a virtude de trazer imediatamente a renda, sem esperar por caminhos sinuosos para que os directamente ligados a ele, recebam o valor da venda da sua produção.

Todavia, mesmo tendo em conta que o sector vem registando a estabilidade dos níveis de atracção de investimentos no país, notou-se, em 2011, a redução do volume dos projectos aprovados (de hotéis e agências de viagem), pois foi de 540 milhões de dólares americanos, contra 740 milhões de 2010.

“Esta redução constatada em 2011, deve-se ao menor número de mega-projectos aprovados em relação aos anos anteriores” , justificou o ministro do Turismo.

Ainda assim, o sector emprega hoje cerca de 42.000 trabalhadores, o que na sua opinião, contribui grandemente para o incremento da estabilidade sócio-económica nos locais onde os investimentos estão a ocorrer.

Por outro lado, conforme Fernando Sumbana, o sector do Turismo foi confrontado com alguns constrangimentos que não permitiram a implantação, por exemplo, do projecto Kapulana nos distritos ao ritmo que se desejava e a criação de infra-estruturas básicas nas zonas de interesse turístico, para a viabilização dos projectos integrados.

Na verdade, o nascimento de grandes projectos, como o Arco-norte, teve que deparar com dificuldades de vária ordem, entre as quais, as estradas e alguns aeroportos que necessitam de estar à altura do turismo transnacional.

Neste momento, segundo soube a nossa Reportagem, depois do aeroporto de Vilanculo que foi concluído para a recepção de voos internacionais e o de Maputo, ainda em reabilitação e ampliação, o de Nacala segue o mesmo caminho, bem assim deve-se encontrar uma solução acertada para o de Pemba, que passa pela sua transferência para um local fora da cidade.

“Há, na verdade, novos elementos positivos que doravante catalisarão a dinâmica do sector do turismo no nosso país, como sejam, a liberalização do espaço aéreo nacional para voos intercontinentais directos, que vai incrementar a demanda, atribuição de licenças especiais em todas as áreas de conservação, permitindo a formalização e arrecadação de receita adicional e a implementação do estatuto do fiscal, de modo a que esta função seja cada vez mais valorizada e regrada”, explicou Sumbana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 29 de Maio de 2012 by in turismo.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: