Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Plataforma de ensino à distância lançada em Maputo

Foi lançada no dia 28 de Maio, em Maputo, a Plataforma de Ensino à Distância, tendo, paralelamente, iniciado uma acção de capacitação de cinco dias do Centro de Excelência (CdE) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), sobre ‘Formação de Formadores de Ensino à Distância para os Países de Língua Oficial Portuguesa e Espanhola de África.

A   plataforma   foi   inaugurada   pelo   vice-ministro   moçambicano   dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde. Estiveram presentes representantes do  Instituto  Nacional  das  Comunicações de  Moçambique (INCM), da empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM, S.A.), bem como o embaixador de Portugal em Maputo, Mário Godinho de Matos, e o representante da UIT, Boris Williams.

“Constatamos que o Centro está, realmente, a contribuir para uma maior autonomia do sector das comunicações nos países beneficiários – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé Príncipe”, afirmou o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde.

Saíde acrescentou que o  Governo   de   Moçambique   “vê   a   formação   dos formadores de ensino à distância, como um acto importante que contribui para a sustentabilidade deste tipo de ensino (ensino à distância) ”.

Como destacou o PCA do INCM, Isidoro Pedro da Silva, o lançamento da plataforma constitui “o culminar das acções desenvolvidas pelo projecto do

Centro de Excelência da UIT, para os países africanos de língua espanhola e portuguesa que, ao longo de três anos, formou mais de 1000 quadros e técnicos dos Reguladores, Operadores e outros intervenientes do sector das telecomunicações   em   matérias   tais   como   migração   digital,   cabos submarinos, regulação do espectro e transmissão via satélite”.

Para  o  Administrador  Delegado  Zainadin Dalsuco, que  interveio  em nome  do Conselho de Administração e do Conselho de Gestão da TDM, espera-se que a plataforma “permita que os países membros tenham acesso a diversas acções de formação a serem planificados com o objectivo de centrar a formação nas necessidades reais, permitir um acesso fácil à informação e ao conhecimento, promover a aprendizagem contínua no local de trabalho e apoiar na optimização da gestão de custos, tempo e distância”.

Sublinhe-se que a plataforma assenta no funcionamento de vários servidores UIT, com destaque para o sistema de gestão de conteúdos, cujo servidor está sediado em Maputo, com acesso aos restantes países envolvidos.

De acordo com o representante da UIT, Boris William, a sua organização sente-se muito orgulhosa por ter contribuído para a criação e implementação desta plataforma educativa, através da qual serão divulgados cursos à distância. A mesma poderá servir de apoio aos workshops e programas de formação presenciais (programas de formação combinados, “blended learning”.

Boris William explicou que a tecnologia utilizada é de código aberto que, a baixo custo, permitiu a implementação duma plataforma educativa sofisticada. Ela é integrada por Moodle, como aplicação principal, e Joomla, como aplicação de suporte.

É de referir que o Centro de Excelência foi criado pela UIT, com apoio dos Governos do Reino da Espanha e de Portugal avaliado em um milhão e quinhentos mil Euros e em espécie.

Sobre o INCM

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora dos  Sectores Postal e de Telecomunicações (criado  pelo  Decreto n.º 22/92,  de 10  de Setembro) tem por finalidade regular e fiscalizar o sector das comunicações, bem como a gestão do espectro de frequências radioeléctricas. A instituição conta hoje com mais de 100 trabalhadores, distribuídos pela sede (Maputo) e Delegações Regionais Centro (Beira) e Norte (Nampula).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 29 de Maio de 2012 by in educação.

Navegação

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.934 outros seguidores

Arquivos

Olá Moçambique

%d bloggers like this: